Cavalgada e Cultura Equestre – Escócia

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre uma cavalgada que tinha agendado para fazer junho de 2020, foi adiada para 2021, adiada novamente, mas que agora está confirmada para junho de 2022

Durante todos os verões, as cidades da fronteira da Escócia com a Inglaterra organizam os Common Ridings, um dos festivais equestres mais antigos do mundo.

Antes de mais nada, são cavalgadas que se transformam em um espetáculo de equitação. Enquanto é um costume mantido com verdadeiro fervor pelos habitantes locais em homenagem à identidade da região, moldada por seu passado tumultuado.

O evento acontece em 11 cidades, cada um com sua própria visão particular da tradição. Portanto,  em algumas cidades, os eventos duram até duas semanas. Usualmente envolvem cavalgadas, churrascos, esportes tradicionais, jogos, música e bebidas tradicionais.

Milhares de Borderers aplaudem centenas de cavaleiros galopando em torno de suas cidades.

Uma tradição equestre de 900 anos

Dessa forma, a história da Scottish Borders está profundamente entrelaçada com a turbulenta era dos Borders Reivers. Trata-se do nome dado aos invasores e bandidos que pilharam as terras em ambos os lados da fronteira anglo-escocesa do final do Século 13 ao início do Século 17.

Hoje, os escoceses comemoram os tempos em que seus antepassados patrulhavam os limites de seus assentamentos a cavalo. Arriscava, portanto, suas vidas a fim de proteger sua cidade e seu povo de invasores.

Uma tradição equestre que evoluiu ao longo de 900 anos para se tornar um dos maiores espetáculos equestres da Europa.

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre uma cavalgada para a Escócia, adiada para 2022 por conta da pandemia de covid-19

Borderes escoceses

Em nossa programação vamos ter o privilégio de cavalgar no Common Ridings – um dos festivais equestres mais antigos do mundo. Vamos montar um cavalo irlandês e cavalgar junto com os Borderes escoceses, vestidos em seus tweed, felizes por compartilhar conosco uma tradição consagrada pelo tempo.

Kilchurn Castle e Loch Awe – Foto: P. Tomkins Visit Scotland Scottish Viewpoint/Divulgação Rabbie’s Tours

Outlander

A Escócia é um país com paisagens de tirar o fôlego e uma história milenar. Antes de tudo, é a terra de lendas celtas, castelos medievais, a gaita de fole, o kilt e os fabulosos single malts. O espírito guerreiro e as heranças gaélicas, nórdicas e saxãs moldaram a cultura escocesa.

Além das cavalgadas com os Borderes, vamos conhecer a cavalo belos campos da Escócia. Cavalgaremos por vales, campos com muitas ovelhas e praias.

O cenário nos levará de volta ao tempo dos confrontos de clãs e contos românticos de donzelas em perigo que vimos na série Outlander. Depois, ao final, podemos nos qualificar como um escocês honorário, participando de um jogo kilt, bebendo um single malte e apreciado um bom cachimbo.

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre uma cavalgada para a Escócia, adiada para 2022 por conta da pandemia de covid-19

The Kelpies

Nossa programação termina com uma viagem até Falkirk. Lá está as The Kelpies, esculturas enormes em forma de cabeças de cavalo, feitas com armação de metal e revestidas com aço inoxidável.

Elas estão na entrada do canal Forth and Clyde e são consideradas a maior escultura de equinos do mundo. Pesam 300 toneladas e foram inspiradas em uma criatura mitológica que assombrava os rios e córregos da Escócia e era conhecida por possuir a força e a resistência de dez cavalos.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus