Planejamento e layout de pastagens em uma propriedade equestre

São tantos os assuntos quando se fala em um local para abrigar cavalos; entre eles o planejamento e o design adequados de pastagens e piquetes devem ser levados em conta logo no começo do projeto

Talvez uma das tarefas mais difíceis enfrentadas por um novo proprietário na hora de construir uma instalação equestre seja planejamento e layout da propriedade.

Desse modo, uma instalação corretamente planejada não só fará o uso mais eficiente da propriedade, mas também facilitará o gerenciamento eficiente de animais. Criará ainda um ambiente saudável e promoverá o gerenciamento adequado de manutenção.

O primeiro passo no processo de planejamento e layout é o plano diretor. Procure precisão nesse momento. Antes de mais nada, faça um levantamento planialtimétrico e fotografia aérea.

Isso inclui as seguintes informações: linhas da propriedade, estruturas e estradas existentes, quaisquer recursos especiais (lagos), informações topográficas e quaisquer restrições de zoneamento. Uma vez que toda a informação está neste plano, o processo de planejamento e layout começa.

Considere, em primeiro lugar, o número de cavalos em cada tropa. O clima afeta diretamente a taxa de crescimento das gramíneas. Lembre da quantidade de requisitos nutricionais do seu cavalo fornecida através da forragem. Planejar pastagens permite a rotação de piquetes.

Pastagens e design dos piquetes para os cavalos

Ao considerar o desenvolvimento de sua propriedade para pastagens, uma das principais preocupações é o tamanho dos pastos.

Assim, você deve considerar sua pastagem como um cultivo de capim, produção de plantas, espécies de forragem. As necessidades de fertilidade não são constantes e variam com a temperatura de cada local, umidade do solo, o período de descanso da planta e a estação do ano.

Portanto, a flexibilidade deve ser incorporada em qualquer projeto eficiente de pastagem.

São tantos os assuntos quando se fala em um local para abrigar cavalos; entre eles o planejamento e layout adequados de pastagens e piquetes

Planejamento e layout para ajudar a formar o pasto do seu cavalo

1 – Topografia e geografia das pastagens: pastos individuais sem encostas com inclinações abruptas; nos casos de desníveis significativos, cuide para que os piquetes não fiquem nem para baixo e nem para cima das encostas.

2- Preocupações ambientais: Dê preferência por manter os cavalos longe de rios, pântanos ou zonas de solo muito úmidas. As áreas úmidas, tipicamente, contam com maior número de insetos e plantas venenosas.

3- Tamanho do pasto para os cavalos: Devem ser dimensionados suficientemente grandes para lidar com a taxa de estocagem e sistema de rotação. As pastagens de forma retangular tendem a ser melhores para os cavalos, pois incentivam o exercício. Evite o formato irregular a fim de minimizar os riscos de lesão. Qualquer pasto com menos de dois acres por cavalo deve ser considerado apenas para exercício e não fonte de alimentação constante.

4- Locação dos acessos: Evite colocar as porteiras de acesso a pastagens em áreas baixas por conta de acúmulo de água em tempos de chuva. Garanta que sua largura comporte dois cavalos sem se machucar. Preferencialmente, devem estar longe do cantos, mais próximos da circulação.

5- Água: Cochos dentro dos piquetes devem fornecer água sempre limpa e fresca para os cavalos. Com a finalidade de otimizar a estrutura e mão de obra, coloque-os em áreas de acesso de mais de um pasto (no encontro entre eles).

6- Segurança e bom senso: Evite fechamentos que os animais tenham dificuldade de enxergar, assim como cercas de arame liso ou de arame farpado que possam machucar os animais.

Lembre-se, consultar um profissional é sempre necessário, pois gerenciar pastagens é um processo que exige conhecimento, diligencia e dinheiro.

Fontes: Wikimedia, InfoHorse, Extension.org
Colaboração: Arquitetura Equestre
Crédito das fotos: Divulgação/Freepik

Veja outras notícias no portal Cavalus