A maneira correta de lidar com animais que mostram medo ou teimosia ao serem amarrados
Viajo o País inteiro ministrando cursos e clínicas, lidando com diferentes cavalos e variados níveis de cavaleiros. Um problema recorrente que tenho observado é quanto às dificuldades em se corrigir animais que estiram. Pensando nisso, resolvi elaborar este texto, visando contribuir com àqueles que buscam solução para o assunto.
Para cavalos que estiram, a forma de correção que irei ensinar é a mais eficaz que já aprendi até hoje. As pessoas falam de muitas técnicas, mas o que percebo é que a maioria delas machuca os cavalos, traumatizando-os. Sou taxativo: não adianta amarrar o animal com corda forte; bater; cortar a corda para que o cavalo caia (até mesmo dentro d’água), usar cabresto de corrente etc. Isso tudo é brutalidade e em nada contribui para amenizar o trauma.
É importante dizer que o vício (ou trauma) de estirar é muito perigoso, tanto para o cavalo, como para quem faz o manejo deste. Conheço histórias de pessoas que perderam partes dos dedos ao amarrarem animais estiradores. E já vi casos de cavalos que morreram ao estirar após o rompimento do cabo do cabresto, chocando-se contra o chão. Eu mesmo tenho uma cicatriz feita por um cravo enquanto ferrava um animal que estirou. Foi a partir desse dia que busquei informação para curar cavalos traumatizados.
Na técnica que uso, busco mostrar para o animal que quando ele estira a vida dele se torna mais complicada, em constante tensão. Também procuro deixar claro que o inverso é verdadeiro, pois quando ele sai da pressão da corda, ele fica numa zona de conforto.
Não posso afirmar quantas vezes você deverá amarrar seu cavalo estirador utilizando esta técnica, porém, posso afirmar que tive sucesso em todos os animais que trabalhei dessa forma. É muito importante que toda vez que você for amarrar um cavalo estirador, que tal manobra seja feita em local movimentado, onde haja supervisores, assim, você preserva tanto a sua integridade física, como a do animal.
Por Leonardo Feitosa Médico Veterinário, Juiz de Bem-Estar Animal, Juiz oficial ABQM, ANCR e NRHA.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.