Cavalgada em Laguna celebra o bicentenário de Anita Garibaldi

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, conta de uma cavalgada que fez no último sábado em homenagem a Anita Garibaldi

Essa semana eu falo sobre a Cavalgada em Laguna, organizada no último sábado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi. O passeio teve como objetivo homenagear e celebrar os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi. De acordo com os organizadores, contou com a participação de mais de 40 mulheres.

Assim, a cavalo, elas fizeram o sentido inverso da última viagem da heroína em Laguna. Caminha que, simbolicamente, representou o retorno de Anita Garibaldi a sua cidade natal. Chamou atenção o gesto, feito pelas Guardiãs de Anita, quando cada uma colocou uma Rosa de Anita aos pés do seu monumento.

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, conta de uma cavalgada que fez no último sábado em homenagem a heroína Anita Garibaldi
Foto: Elvis Palma

Cavalgada

Foram quase dez horas de cavalgada entre a Barra do Camacho e a praça República Juliana. Participaram do passeio grupos a cavalo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Houve ainda a participação da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

“Ficamos muito felizes de poder celebrar Anita Garibaldi de uma forma que muito a representa, cavalgando. Todos sabemos que Anita foi uma exímia amazona e as guardiãs e suas convidadas farão jus a essa história”.

“O sonho de muitas mulheres é conhecer onde Anita passou, morou. E fomos justamente nesses caminhos de Anita”, comenta a diretora do Departamento de Guardiãs, Ivete Scopel.

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, conta de uma cavalgada que fez no último sábado em homenagem a heroína Anita Garibaldi
Foto: Juarez Schmitt/Colaboração/CulturAnita

200 anos do nascimento de Anita Garibaldi

Antes de mais nada, o evento integrou as programações mundiais da data comemorativa. A cavalgada relembra o momento em que a guerreira lagunense deixou sua terra natal a fim de seguir rumo ao Rio Grande do Sul.

O bicentenário de Anita Garibaldi tem coordenação do Museu e Biblioteca Renzi, na Europa, e do Instituto CulturAnita, para a América do Sul. O projeto conta ainda com apoio de cidades catarinenses, gaúchas, italianas, uruguaias e são-marinenses.

“Entre seus objetivos, além de preservar e difundir a memória e a história, o projeto também pretende promover o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural em todas as cidades dos quatro países, compondo um roteiro internacional para realização de diversos atos que deverão acontecer, sempre em comemoração ao bicentenário”, explica o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes.

Confira o vídeo da cavalgada clicando aqui.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
Crédito da foto de chamada: Juarez Schmitt/Colaboração/CulturAnita
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus