Conjuntos são classificados no Uruguai para a final do Freio de Ouro

Classificatórias ocorreram na cidade de Salto, com programação de quatro dias para selecionar sete conjuntos para a decisão de 2021

Chegou ao fim no último domingo (18), as classificatórias do Freio de Ouro de 2020. Foram sete conjuntos selecionados na etapa realizada em Salto, no Uruguai. A Classificatória ao Freio de Ouro promovida pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay teve duração de quatro dias, e garantiu aos classificados vaga na decisão de 2021.

Destaques

Em primeiro lugar, como destaque entre as Fêmeas, Irmazita Cala Bassa. A égua segurou a liderança do início ao fim, já que marcou presença na primeira colocação desde a etapa morfológica. Além disso, a égua propriedade de Nicolas O’Brien Fernandez alcançou a maior nota de toda a semifinal: 20,319, com a montaria do ginete Juan Pablo Gonzalez.

Em seguida, outro destaque, porém entre os Machos, Indio Varigui Del Chamame, com 19,282 de média final. Houve uma alternância de posições no decorrer da classificatória, contudo, o cavalo conduzido pelo próprio expositor (e ginete), Juan Jose Castrillon, foi quem levou a melhor.

Classificatórias Freio de Ouro

Assim como outras competições equestres, as classificatórias para o Freio Ouro seguiram sem público e cumprindo os protocolos necessários no enfrentamento à Covid-19. Ao todo, foram de 26 animais, sendo 18 fêmeas e oito machos. Com avaliação do trio de jurados composto por Felipe Malfatto, Rouget Gigena Wrege e Sebastian Nieves.

Por fim, vale lembrar que no ano passado os uruguaios marcaram presença expressiva na disputa e nos pódios do Freio de Ouro. Com destaque aos animais trazidos por expositores do país vizinho, como Colibri Matrero (Ouro nos Machos), Jaguel Nueve Lunas (Bronze nas Fêmeas) e Poral Calandria (Alpaca nas Fêmeas).

“Se vê um entusiasmo e um avanço espetacular na qualidade dos ginetes aqui no Uruguai. Muito lindo o trabalho que a Associação está fazendo de formar gente e continuar programando provas para que eles tenham êxito e vão adiante. Se viram animais bons, competitivos e com qualidade tanto morfológica quanto funcional”, declarou o jurado brasileiro, Rouger Gigena Wrege, à transmissão ao vivo promovida pela Associação do Uruguai.

O resultado completo, com os sete conjuntos classificados, está disponível do site da ABCCC.

Por: Heloísa Alves
Fonte: ABCCC
Crédito imagem: Divulgação/SCCCU

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus