Caracolito recebeu o registro nº 1 da ABQM

O jornalista, Abdalla Jorge Abib, escreve em sua coluna no Portal Cavalus, sobre Caracolito, o primeiro cavalo a receber registro da ABQM

15 de agosto de 1969, uma data histórica para os quartistas

Conforme encerrei a matéria anterior sobre a origem da raça Quarto de Milha no Brasil, darei continuidade aos textos contando um pouco sobre minha vivência neste segmento e, também, baseado em depoimentos de personalidades a quem destaco por terem contribuído para o meu conhecimento. Aliás, pessoas estas que sem dúvida foram fundamentais para o desenvolvimento da raça.

Como havia citado no texto, o interesse de fazendeiros e empresários do estado de São Paulo, como de outras regiões do país, fez com que a Swift King Ranch (SKR) realizasse o seu primeiro leilão, em maio de 1968, na Fazenda Bartira, em Rancharia (SP), sob o comando do leiloeiro Trajano Silva. A oferta foi com poucos animais puros: Clarim Brasil, Barravento, Comandante Brasil e Cacareco Brasil, que foram arrematados, respectivamente, por Francisco Carlos Furquim Corrêa (Chiquito), José Macário Perez Pria, Roberto Reichert e o dr. Heraldo de Araújo Pessoa.

Fundação da ABQM

Com a repercussão da venda, alguns proprietários começaram a se mobilizar na criação de uma associação. E uma das pessoas que tenho como exemplo de dedicação e símbolo disso tudo é o Dr. Heraldo Pessoa, que foi o mentor para a fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), ao lado de outros importantes nomes, como o do dr. José Eugênio de Rezende Barbosa, Chiquito Furquim, Antônio Carlos Quartim Barbosa, Ruy Assumpção, entre outros.

Em uma das matérias publicadas na Revista Quarto de Milha, o dr. Heraldo contou que o Don Jones, que era o secretário executivo da AQHA, ex-residente no Brasil e que falava bem o português, prestou todo o auxílio e cooperação, inclusive enviando sem despesas o juiz Bill Verdugo para a primeira exposição de QM, no Parque da Água Branca (SP), realizada em 15 de agosto de 1969. “O Bill Verdugo, que viria futuramente a ser presidente da AQHA, transformou-se em um verdadeiro padrinho da ABQM, usando de sua influência para nos ajudar de todas as formas e maneiras junto à Associação Americana”, destacou o dr. Heraldo.

E assim, durante essa primeira exposição, foi fundada a ABQM, sendo eleito como presidente o dr. José Eugênio de Rezende Barbosa, além outros nomes citados neste texto que fizeram parte de sua diretoria. “Mas em virtude de minha residência ser em Bauru (SP), a secretaria ficou sediada nesta cidade, em meu escritório”, pontuou ele.

Caracolito foi o primeiro cavalo registrado na ABQM

Com a morte de Saltillo Jr em 1960, alguns anos depois a SKR trouxe em uma segunda remessa o cavalo Caracolito para substituí-lo na reprodução, além de outras éguas. E é com ele que vamos dar sequência nestas matérias, contando alguns detalhes sobre importantes exemplares que contribuíram para desempenho da raça no Brasil.
E no ano seguinte à fundação da ABQM, mais precisamente no dia 19 de fevereiro, Caracolito (foto) recebeu o Registro nº 1 da entidade, ficando marcado na história do “Cavalo Mais Versátil do Mundo”.

Caracolito era um alazão tostado, nascido em 10 de março de 1957, que tinha como pai Caracol (procedência de Macanudo – Old Sorrel) e como mãe La Calavaza (Wimpy – o primeiro animal registrado pela AQHA; que por sua vez era filho de Solis (TB). Esse cavalo trouxe em seu cartel os títulos por três vezes de Grande Campeão nos Estados Unidos, além de conquistar dois Reservados Grandes Campeonatos e ainda por vinte e duas vezes a primeira colocação. Caracolito desapareceu no dia 17 de setembro de 1974, com 17 anos, deixando em sua campanha reprodutiva 195 filhos registrados na ABQM. E para coroar este símbolo da raça, ele fez parte do seleto grupo de animais que foram homenageados no 1º Hall da Fama da ABQM, em 2011.

Nota: É importante frisar que vários nomes citados neste texto foram homenageados pela ABQM, ao longo dos anos, com o título do Hall da Fama: King Ranch do Brasil, José Eugênio de Rezende Barbosa e Heraldo de Araújo Pessoa, todos em 2011; Francisco Carlos Furquim Corrêa (2013); José Macário Perez Pria (2015); e Antônio Carlos Quartim Barbosa (2017).

Por Abdalla Jorge Abib – jornalista e design gráfico, que atua há 45 anos com experiência e dedicação à agropecuária e ao cavalo Quarto de Milha. Foi editor e produtor da revista oficial da ABQM por mais de 33 anos
E-mail: ajabibeditor@hotmail.com| Instagram: abdallajorgeabib | Facebook: abdallajorgeabib
Legenda e Crédito da foto: 

Veja outras notícias no portal Cavalus