Considerado um dos esportes mais radicais do rodeio, o Bulldog permanece forte e com competições cada vez mais profissionais. Isso é o resultado do trabalho em conjunto da diretoria da ANB, formada pelos atletas Fernando Pierini Costa, Gabriel Prata e Lucas Gonçalves e Gerônimo Luiz, que vem desde 2019, trabalhando para que o esporte continue forte e profissional.
Segundo a diretoria, a Associação Nacional de Bulldog – ANB tem visado muito a valorização e o profissionalismo da modalidade, para isso, a própria diretoria, com recursos próprios, investiu mais de R$ 13 mil em premiações, com selas, fivelas e troféus, além das despesas de prova, como juiz, locutor e cronometristas.
“Outro ponto importante de se destacar é a valorização e incentivo da categoria iniciante, a qual tem impressionado com o crescimento e surgimento de vários novos competidores da modalidade”, ressalta Gabriel Prata.
ANB
É importante destacar que a modalidade nunca parou, entretanto, esteve apagada por alguns anos. “Retornamos com o campeonato ANB no ano de 2019 e 2020, esse campeonato é bem antigo. Fernando Pierini que é um competidor das antigas e já fez parte do mesmo, em uma conserva com Lucas Gonçalves teve a ideia de voltar com o campeonato novamente e foi o que aconteceu. Na ocasião, tivemos ainda o Gerônimo Luiz, contribuindo na diretoria. Foi então, que eu entrei para somar com eles”, comenta Gabriel.
Atualmente, a associação conta com 35 filiados ativos, que participam das provas. Vale lembrar também que, para participar de uma prova da ANB, é preciso ser filiado à associação. Por isso, para quem tiver interesse em uma das competições, basta comparecer em uma das etapas e fazer a filiação.
Bulldog profissional
Dessa forma, como falamos em cima, as provas seguem cada vez mais profissional. Isso interfere diretamente nas competições, que acabam sendo mais competitivas. “Inserimos um regulamento mais rígido, visando principalmente o Bem-Estar Animal, todas as provas são julgadas por um juiz com as técnicas atualizadas visando sempre o bem-estar e a transparência durante toda competição”, comenta.
Assim como, outro fator destacado pela diretoria é a padronização da boiada, que vai desde o chifre, peso, até morfologia. Além do mais, a conscientização geral dos competidores também interfere em um esporte mais profissional. Os atletas buscaram aperfeiçoamento das técnicas, com animais melhores.
Mudanças campeonato ANB
“Podemos falar que tentamos padronizar de uma forma única, que antes existia muitos palpites e reclamações do formato do campeonato. Diante de todas as idas e vindas aos Estados Unidos percebemos que toda associação lá tem regras e dono! Deixamos o ‘jeitinho brasileiro’ de lado e colocamos regras fixas a serem seguidas, sendo assim os competidores sabem das suas responsabilidades e deveres e só se filia quem está realmente de acordo com as regras do campeonato”, destaca.
Próximas provas
Então, a próxima prova oficial da ANB segue com data confirmada para o dia 11 de setembro. A prova, a ser realizada no Rancho São Miguel, em Claudio (MG), terá fivelas, premiação em dinheiro e troféus para as categorias Aberta e Iniciante.
Já o Mega Bulldog Rancho Bisturi, em Vargem Grande do Sul (SP), será nos dias 22 e 23 de outubro. A prova conta com premiação nós seis rounds, fivela, sela para o campeão, fivela para o menor tempo da prova e premiação em dinheiro de primeiro a quinto lugar em ambas categorias.
Por fim, para quem quiser mais informações, a ANB divulga através das suas redes sociais, @anb_bulldog, todas as provas e demais notícias do esporte.
Por: Heloísa Alves
Crédito das fotos: Divulgação/ANB