José Vitor Leme vence a temporada 2021 da PBR e é bicampeão mundial

Com uma final emocionante, a T-Mobile Arena, em Las Vegas, se despediu da World Finals PBR, que na próxima temporada será em Fort Worth, no Texas

Uma final emocionante, é assim que podemos descrever a Word Finals da Professional Bull Riders – PBR. A competições começaram na quarta-feira (03) e terminaram neste domingo (07), quando o brasileiro José Vitor Leme conquistou o seu bicampeonato mundial.

É válido afirmar que 2021 foi o ano de José Vitor Leme. O brasileiro, que é de Ribas do Rio Pardo (MS), tem apenas 25 anos, mas já conta com uma trajetória marcante dentro da PBR. Logo no início do ano, o brasileiro ficou 40 dias afastado após quebrar o tornozelo. Contudo, isso não o impediu de ser o nome dessa temporada.

E foi o que ele fez, vencendo em quase todas as etapas, José Vitor Leme manteve a sua liderança até o final e mostrou que pode sim ser considerado uma lenda, algo que, para nós, brasileiros, já é fato.

José Vitor Leme vence a temporada 2021 da PBR e é bicampeão mundial
Ao lado do filho e da esposa, Leme recebeu a taça de campeão/André Silva Photo

Recordes

E como dito anteriormente, 2021 foi o seu ano. Isso é fácil de comprovar, só observar as suas notas. Leme quebrou o recorde de maior número de paradas acima dos 90 pontos, com mais de 20 notas dessa qualidade. Além do que, durante a final de domingo, o brasileiro quebrou o seu próprio recorde de maior nota da história da PBR, feito que ele tinha conseguindo em agosto deste ano, durante a etapa de Tulsa.

Na ocasião, Vitinho, como é chamado pelos fãs, conseguiu 97,75 pontos em duelo com Woopa, o touro número 1 do ranking. Mas, Leme parece que gosta de desafios e assim foi a sua final, mesmo sentindo dores na virilha, onde sofreu uma lesão recentemente, o brasileiro, novamente com Woopa, atualizou esse recorde, que vai ficar difícil para qualquer um quebrar: 98,75 pontos.

Vale destacar também que Woopa ganhou como o melhor touro da temporada, ou seja, foi um duelo entre os melhores.

Brasileiros são destaques

Mas não foi só José Vitor Leme que brilhou nesta temporada. Kaique Pacheco também deu seu nome na liga e mostrou se um forte concorrente ao título mundial, que foi decidido nos 45 do segundo tempo.

Ainda mais que, com Leme fora das últimas etapas, o ‘Homem de Gelo’, como é chamado Pacheco, conseguiu uma vantagem maior e diminuindo o espaço para o primeiro colocado do ranking.

E a Word Finals foi um marco para o Brasil, que, dos 40 finalistas, teve 18 representantes nessa acirrada disputa. Alguns disputando pela primeira vez, como Adriano Salgado, outros já veteranos, como João Ricardo Vieira, de 37 anos, e que ainda tem muita coisa para conquistar na PBR.

Com o resultado das finais, três brasileiros ficaram entre os cinco melhores da temporada. José Vitor Leme no primeiro lugar, Kaique Pacheco em segundo e Silvano Alves na quinta posição.

Mas, engana-se quem acha que os brasileiros foram sucesso só em cima dos touros. Responsável pela imagem que está rodando o mundo, um clique perfeito do duelo entre titãs pelas lentes do fotógrafo André Silva. O brasileiro, que atua há 20 anos na profissão, já participou de 13 finais da PBR.

Outro nome que representou o Brasil nesse grande evento foi Lucas Teodoro, que trabalha como salva-vidas em eventos da PBR. Lucas, que está há 16 anos na profissão, é o primeiro e único brasileiro a atuar nesta área a nível mundial nos rodeios nos Estados Unidos.

E essa é uma posição de peso, já que os Professional Bullfighter (salva-vidas), são escolhidos pelos próprios competidores, que votam naqueles em que eles confiam, literalmente, as suas vidas.

Transmissão ao vivo

Pela primeira vez, o Brasil recebeu a transmissão ao vivo da Word Finals. O canal SporTv 3 decidiu, às vésperas do evento, fazer essa transmissão. Ou seja, o público pode acompanhar e torcer de casa pelos brasileiros.

E, apesar de não termos um número sobre a audiência dessa transmissão, fica o questionamento para o SporTV sobre transmitir, pelo menos a divisão principal de um dos principais campeonatos de rodeio do mundo.

Temporada 2022

Por fim, vale lembrar que a próxima temporada será de janeiro a maio, com as temporadas subsequentes começando em 2023 durando de novembro a maio. Dessa forma, a partir do próximo ano, a Word Finals passa a ser em Fort Worth, no Texas.

Agora, é tempo para os competidores descasarem e manter a forma para, novamente, buscarem o tão sonhado título mundial. Já no caso de José Vitor Leme, ele vai precisar de uma melhor recuperação da sua lesão, que voltou a incomodar durante as finais. Para o público torcedor, e até para a PBR, a dúvida que fica é: Quem vai conseguir quebrar todos esses recordes e superar o brasileiro em 2022?

Por Heloísa Alves
Crédito da Imagem: Divulgação/André Silva Photo

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus