Prêmio Brasil Olímpico no Hipismo Adestramento vai para João Victor Marcari Oliva

Atleta se consolida como o principal representante brasileiro no esporte

Pela sexta vez, João Marcari Oliva recebe o “Oscar” dos esportes na categoria Hipismo de Adestramento. A conquista foi divulgada na noite do dia 7 pelo Comitê Olímpico do Brasil, COB. A cerimônia de premiação dos melhores atletas da modalidade acontece no dia 7 de dezembro, no Teatro Tobias Barretos, em Aracaju, Sergipe.

Oliva vem em uma crescente de bons resultados no circuito europeu, depois de registrar a maior nota do Brasil em Olimpíadas, nos Jogos de Tóquio, se consolidando como o principal representante brasileiro no Hipismo Adestramento.

O primeiro Prêmio Brasil Olímpico foi conquistado em 2014. O filho da ex-jogadora Hortência Marcari voltou a vencer em 2015, 2016, 2017 e 2018, além de ter sido indicado em 2019, 2013 e 2012. João Victor Oliva divide o palco do PBO 2021 com outros dois parceiros nos Jogos de Tóquio: Marlon Modolo Zanotelli, vencedor no Salto, repetindo o feito de 2019, e Carlos Eduardo Parro no Concurso Completo de Equitação (CCE), vencedor em 2019 e 2016.

Filho de peixe, peixinho é

O paulistano João Victor Marcari Oliva, 25 anos, começou a montar por lazer no haras dos pais, a ex-jogadora Hortência Marcari e o empresário Victor Oliva, em Araçoiaba da Serra/SP. Aos 12 anos, fez sua estreia nas pistas e nos pódios.

Com 17 anos se transferiu para a Europa, morando na Alemanha – “meca” mundial do esporte – vivendo até 2019 na Alemanha e depois se transferindo para Portugal.


João Victor vem registrando seguidos recordes de notas, incluindo nos Jogos de Tóquio, quando foi o melhor resultado do Brasil em Olimpíadas (70,419% de nota e 26º entre 59 competidores na classificação geral).

Sua estreia olímpica foi nos Jogos do Rio 2016, também registrando o melhor resultado do Brasil.

Em Pan-americanos foi bronze por equipe nos Jogos de Lima 2019 e Toronto 2015. Na soma de importantes conquistas estão também: o melhor brasileiro em uma Final da Taça do Mundo de Dressage, em 2017, em Omaha, Estados Unidos; campeão Sul-Americano individual e por equipe no Chile em 2014; melhor atleta da equipe brasileira nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, na França, em 2014, e de Tryon, em 2018, nos Estados Unidos. João Victor Oliva é também pentacampeão brasileiro. No momento, ocupa o 89º lugar no ranking mundial, o melhor resultado já conquistado pelo Brasil no Adestramento.

Créditos: Camila Pedroso

Fotos: Luis Ruas

Acompanhe mais notícias no portal Cavalus