Quiropraxia em potros traz resultados satisfatórios e melhora na qualidade de vida

Adoção da técnica é recomendada dias após o nascimento e repetida a cada três meses

A aplicação da quiropraxia em potros tem trazido resultados muito positivos à animais que nascem com algum tipo de alopatia ou mesmo para auxiliar o animal nesta nova etapa de sua vida.

Segundo a médica veterinária e quiroprata Dr. Camila Morandini a técnica pode ser adotada nos animais logo após o nascimento, promovendo benefícios significativos. “A aplicação da técnica em potros traz equilíbrio corpóreo ao animal, uma vez que hoje, com a evolução da técnica tratamos a musculatura que é a responsável por sustentar todos os ossos do animal e não mais os ossos propriamente dito”, explica a profissional.

O recomendado, ressalta Dr. Camila, é o animal receber a primeira sessão de quiropraxia logo nos primeiros dias de vida, e repetir a cada 3 meses.

Escoliose

Um dos casos de sucesso reportados pela veterinária é o de uma potra com uma escoliose muito severa que foi diagnosticada pelo veterinário da propriedade logo nas primeiras horas de vida. Após a realização de uma ultrassonografia, veio a confirmação do resultado.

Segundo o veterinário responsável pelo haras, Dr. Tulio de Carvalho Freitas, a potra da raça Margalarga Marchador, ao nascer, apresentou o problema. Inicialmente, ele acreditou que se tratava de uma fratura em uma das costelas ocasionada no parto. Entretanto, após a ultrassonografia, foi constatado que ela não tinha nenhuma quebradura. “Com isso, acionei a Dr. Camila, pois já conhecia os benefícios da quiropaxia para animais que praticam esportes” afirma Dr.Freitas.

“O veterinário me ligou assim que foi diagnosticado e com apenas dois dias de vida, iniciamos o tratamento”, pontuou Dr. Camila.

Com apenas uma sessão, a potra recuperou a postura e hoje, segundo Dr. Freitas, se observarmos ela ao pasto, junto de outros animais é impossível imaginar o problema que ela teve.

“Um caso bem interessante, eu particularmente nunca tinha visto algo assim. Neste em específico, até a Dr. Camila imaginou que iríamos apenas melhorar sobrevida da potra, mas nunca imaginaríamos que teríamos o resultado que tivemos. Hoje ela praticamente não tem mais nada”, comemora o veterinário.

Hoje, segundo o veterináro do haras, a potra está praticamente curada

Rapidez no diagnóstico

O sucesso do tratamento, explica a profissional, foi resultado do diagnóstico precoce feito pelo veterinário e a rapidez com que a equipe a chamou para iniciar a quiropraxia. “Os ossos da égua ainda eram muito molinhos, cartilagem, e com isso conseguimos, aos poucos, sem força e sim com técnica, moldar sua coluna para que ela pudesse ter uma vida normal”, ressalta Dr. Camila.

Segundo ela, se a técnica não fosse aplicada logo no início, os resultados não teriam sido tão satisfatórios. “Muitos alunos vieram me consultar sobre casos em que não foram obtidos sucessos como o dela, e expliquei que isso se deu em virtude do tempo que demoraram para iniciar o tratamento. É uma luta contra o relógio, quanto mais demoramos para diagnosticar, menores as chances de cura”, finaliza Dr. Camila.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Divulgação

Mais notícias no Portal Cavalus