A guerra está devastando a Ucrânia e milhares de pessoas estão lutando para tentar sair em segurança do país com seus familiares e as poucas bagagens que conseguem carregar, ou estão ficando e tentando sobreviver em meio ao caos.
Mas alguém já parou para pensar nos animais do país? O que será deles?
Milhares de cavalos e humanos estão presos dentro do país, com falta de combustível, com rotas de evacuação congestionadas e alguns rotas sob fogo das forças russas.
A Federação Equestre Ucraniana estima que o país abriga cerca de 100 mil cavalos domésticos.
Nas redes sociais, segundo o The Chonicle of the Horse, donos de cavalos postam sobre soltar seus animais na esperança de aumentar suas chances de sobrevivência à medida que os suprimentos diminuem e as granadas caem nas proximidades.
Dois exemplares de renome internacional, ex-saltadores de cinco estrelas e garanhões Cornet Obolensky e Comme Il Faut 5 ficaram presos dentro do país.
Mas essa semana (9), os dois animais tiveram uma nova chance. A dupla estava na base de Coronet Obolensky, Zhashkov Stud Farm, em Zhashkov, Ucrânia, a cerca de 95 milhas de distância da capital Kiev.
Martijn Peters, proprietário da empresa holandesa Horse Flight Operations, informou que os cavalos chegaram com segurança à fronteira ucraniana e estão esperando para atravessar.
Exemplares de renome internacional
Cornet Obolensky, um Warmblood belga de 23 anos de idade (Clinton—Rabanna Van Clostersveld, Heartbreaker) e o cavaleiro Marco Kutscher representaram a Alemanha nos Jogos Olímpicos de Hong Kong de 2008, além de duas finais da Copa do Mundo da FEI.
Juntos, a dupla conquistou ainda o ouro por equipe no Campeonato Europeu de 2011 em Madri.
Como reprodutor, ele produziu vários campeões de cinco estrelas, incluindo o vencedor da FEI Longines World Cup Final (França) Cornet d’Amour (com Daniel Deusser), o vencedor da Longines FEI World Cup Final (Suécia) de 2016 (com Steve Guerdat up), bem como o Campeonato Europeu de Martin Fuchs da Suíça, a final da Copa do Mundo e o parceiro vencedor de medalhas dos Jogos Equestres Mundiais da FEI, Clooney.
Em 2021, ele ficou em 8º lugar no ranking da World Breeding Federation for Sport Horses.
Além disso, o garanhão gerou Comme Il Faut 5. O Westphalian alemão de 17 anos (Cornet Obolensky—Ratina Z, Ramiro) ganhou fama com o cavaleiro alemão Marcus Ehning depois de ficar em segundo lugar no Campeonato Mundial de Criação da FEI/WBFSH para Cavalos Jovens com Franz-Josef Dahlmann.
Com Ehning, ele ganhou a prata da equipe no Campeonato Europeu de Roterdã de 2019. Em 2021, ele ficou em 20º lugar no mundo.
O Zhashkov Stud, onde ambos os cavalos estão, é de propriedade dos ucranianos Victor Timoshenko e Valentyn Nychyporenko, que possuem os cavalos em parceria.
Comme Il Faut 5 supostamente deveria viajar para a Alemanha para a época de reprodução em 24 de fevereiro, dia que a invasão russa começou.
Indignação
“O que está acontecendo na Ucrânia agora é absolutamente terrível”, disse o coproprietário do garanhão mais jovem, Berni Wickenbrock, à revista sueca Hippson em 26 de fevereiro.
“Na semana passada, tentamos tirar Comme Il Faut e Cornet Obolensky da Ucrânia. Mas infelizmente chegamos um dia atrasados. Ninguém está deixando o país agora.”
Desde o dia 6 de março, apenas cavalos com documentos da União Europeia podem cruzar a fronteira para a Polônia.
Mas a Federação Equestre Europeia está trabalhando com a Federação Equestre Ucraniana para fornecer feno, ração e serragem necessários aos estábulos, que enfrentam suprimentos criticamente baixos.
A EEF está centralizando essas doações em um centro logístico na Polônia. Mais informações sobre como ajudar os cavalos na Ucrânia podem ser encontradas em helpukrainehorses.eu.
Por: Camila Pedroso
Fonte: chronofhorse.com
Fotos: chronofhorse.com
Mais notícias no portal Cavalus