As notícias de ucranianos tentando fugir da guerra com seus animais impressionam. Masha Iefimova já não morava na Ucrânia, mas tinha um cavalo, o Vasya, que mantinha em uma propriedade perto da capital, Kiev.
Quando a guerra estourou, ela não pensou duas vezes, precisava voltar para resgatar seu cavalo. Vasya está com 17 anos e logo ficaria sozinho e sem comida.
Masha e um grupo de pessoas cruzou a fronteira da Estônia com a Ucrânia de carro para resgatar Vasya e outros sete cavalos.
Leia mais sobre a guerra na Ucrânia:
Mais de 1,3 mil km separam a capital da Estônia, Tallinn, de Kiev, o que fez com que a viagem e o resgate durasse dias.
Masha precisou dormir em estábulos sem climatização e o comboio chegou a ficar sem gasolina em alguns pontos.
Apesar das dificuldades, todos os animais conseguiram ser resgatados. Hoje, Vasya está em Kalnikow, uma pequena vila na Polônia perto da fronteira com a Ucrânia.
A ucraniana revelou a Reuters que já havia solicitado os documentos da União Europeia para levar o cavalo à Estonia, antes mesmo da guerra estourar. Ela espera levá-lo para lá em abril.
Masha afirmou que Vasya está bastante calmo, que ficou estressado nas semanas da viagem, mas que está bem.
Ela descreveu o cavalo como calmo, educado e que se dá muito bem com as crianças. “Foi uma jornada muito, muito complicada… Agora só precisamos descansar um pouco”, afirmou à Reuters.
Por: Camila Pedroso
Fonte: G1
Crédito da foto de chamada: G1/Fabrizio Bensch/Reuters
Mais notícias no portal Cavalus