O Split Timing está completando um ano no mercado nacional e Ricardo Fanton, idealizador do projeto, comemora os primeiros resultados obtidos pelo software que revolucionou a modalidade de Três Tambores no Brasil.
O sistema foi utilizado pela primeira vez em uma etapa do Circuito Barrel Race em 2021 e de lá para cá veio conquistando espaço e sendo utilizado em outros grandes eventos, culminando mais recentemente no primeiro grande evento do Quarto de Milha, o 31º Congresso Nacional do Cavalo Quarto de Milha e surpreendeu pelas métricas oferecidas aos organizadores, atletas, treinadores e criadores.
“Foi fantástico. Nos primeiros eventos era muita novidade e informações novas. Ao longo do tempo todos já passaram a conhecer melhor o sistema e as informações. Começaram a utilizá-las e os resultados vieram realmente”, comemora.
A nova tecnologia, desenvolvida pela Equs Performance, permite ao competidor e treinador ter métricas reais sobre o percurso do conjunto, com tempos de cada reta e virador, e avaliações setoriais que permitem a comparação das métricas e acompanhar o desenvolvimento.
A novidade está aos poucos sendo aceita pelos haras, competidores e treinadores, que estão em busca da informação para melhorar suas performances.
“Nestes dois últimos meses, implantamos com sucesso o sistema definitivamente em três locais: Haras NSG, Rancho Mariana e NBHA BRAZIL. A operação por eles foi um sucesso e isso faz parte do nosso objetivo de disponibilizar o sistema para todas as estruturas num custo viável para os eventos”, enfatiza Ricardo Fanton.
Ainda de acordo com o idealizador do projeto, nestes doze meses de trabalhos, a equipe também absorveu uma série de informações, e foi aos poucos evoluindo ainda mais a tecnologia. “Passamos a gerenciar uma série de informações importantes para a pista, competidores, treinadores e veterinários. Isso é muito prazeroso, pois estamos atingindo nosso objetivo de contribuir para o desenvolvimento do esporte”, comemora.
Com o Split Timing, competidor e treinador passam a ter acesso as métricas de cada etapa da prova, obtendo assim informações precisas, estatísticas, insights e dados técnicos para trabalhar os conjuntos e assim obter resultados ainda melhores.
Através do sistema Split Timing, é possível fazer a medição dos tempos das competições de Três Tambores em sete parciais separadas, entre retas e viradores. Além disso, o sistema apresenta o ranking exclusivo das melhores retas e viradores em geral, por evento e por categoria.
Os benefícios do sistema não se restringem somente aos treinadores, competidores e veterinários. Os organizadores de provas também podem usar a tecnologia a seu favor visando melhorar o preparo da pista.
O Split Timing oferece alguns relatórios com informações importantes como pontos da pista que podem ser melhorados, índices de derrubes de cada tambor (ajudando a identificar possíveis melhorias nas pistas) e análise dos melhores tempos pós reparo em pista (ajudam a melhorar a homogeneidade da pista para todos os competidores).
Após instalado, o sistema Split Timing é simples e de fácil operação, podendo ser operado por qualquer pessoa durante as competições equestres.
Por isso neste um ano só temos o que comemorar por toda aceitação e envolvimento dos Três Tambores com o sistema. Temos muito ainda que agregar. Obrigado a todos que acreditaram e acreditam na Equs Perfomance através do Split Timing”, finaliza Fanton.
Por: Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus