A qualidade dos animais que entraram em pista durante a 18ª Expo Brasileira surpreendeu a todos.
O evento, realizado entre os dias 20 à 22 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, dentro da Fenasul Expoleite atraiu a atenção do público pela qualidade e funcionalidade da raça apresentada nas provas.
“Surpreendeu a todos! Nunca tivemos em nosso estado animais com tanta qualidade na pista de uma vez só. O público ficou deslumbrado com tanta qualidade. Conseguimos atingir o que era nosso foco, interesse, mudança, novos ares para a nossa raça”, comemorou Diego Teixeira, membro do Núcleo de Rio-Grandense de Criadores da raça Mangalarga.
A Expo Brasileira foi realizada em Esteio/RS, casa do cavalo crioulo no Brasil e para o núcleo, receber uma das maiores exposições da raça no estado foi muito importante pois “deu ainda mais segurança ao trabalho de revitalização que o núcleo vem fazendo no estado, tentando trazer novos usuários”.
O resultado foi muito importante, ressalta Teixeira, pois fez com que alguns criadores que haviam desistido de criar, despertassem neles novamente o interesse pelo Mangalarga. “Conseguimos mexer com o brio do verdadeiro amante do cavalo Mangalarga”, ressaltou.
Expo Brasileira despertou interesse de outras raças
Durante a Fenasul Expoleite, outras raças também estiveram presentes realizando suas exposições e isso acabou causando um impacto ainda mais positivo para a Brasileira, isso porquê durante as provas funcionais, muitos criadores de outras raças prestigiaram as provas e se surpreenderam com a funcionalidade do Mangalarga do Brasil.
“Outros criadores de diversas raças observaram nossas provas funcionais, e se surpreenderam, comentando muito, nos consultando sobre a funcionalidade no cavalo. Estávamos no maior palco da raça funcional e causar o interesse neste público foi muito bacana”, afirmou Teixeira.
Família reunida na Expo Brasileira
Nessa edição da Expo Brasileira do cavalo Mangalarga a preocupação da organização foi reunir a família não apenas no entorno das provas de marcha e morfológicas, mas também nas provas funcionais. Por isso, desenvolveram provas com categoria Feminina nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas e provas de Working Penning com Amador, crianças, mulheres e proprietários.
“Reunimos 30 animais nas provas funcionais, quase 70 inscrições no Working Penning e 22 inscrições na provas de Laço”, apontou.
Sobre as provas de Laço com animais Mangalarga, Teixeira afirmou que também surpreendeu, principalmente aos juízes que estiveram presentes na Brasileira. “Eles jamais pensariam em ver Mangalarga de tanta qualidade laçando assim, no galope, troca de mãos, cavalos calmos. Nossa tropa foi muito elogiada e isso mostra que estamos seguindo no caminho certo”, finaliza.
Confira a lista completa dos campeões da Expo Brasileira no site da ABCCRM.
Por: Camila Pedroso/Equipe Cavalus Comunicação
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus