Levou apenas alguns meses para o novato Rocker Shane Steiner gravar seu nome no livro dos recordes. O atleta completou 18 anos em dezembro de 2021 e acabou de bater o recorde mundial de Bareback. A maior nota de todos os tempos na modalidade – 95 pontos – agora pertence a ele.
Natural de Weatherford, Texas, Rocker Steiner ingressou na PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association há apenas cinco meses. E o início de sua carreira profissional não podia receber uma notícia melhor.
Além de conquistar seu primeiro título em uma etapa do campeonato mundial de Bareback, Steiner superou seus ídolos ao marcar 95 pontos a bordo do renomado Virgil, do C5 Rodeio. “Não consigo acreditar até agora. Esse foi um dos momentos mais especiais da minha vida”, comenta o atleta.
Ele disse à reportagem da PRCA logo após o rodeio que sonhava em montar esse cavalo desde que começou a praticar o esporte, há quatro anos. O mais surpreendente é que Steiner falou com um dos amigos semanas atrás sobre bater o recorde mundial de Bareback.
“A coisa mais louca é que eu mandei uma mensagem para um dos meus amigos cerca de duas semanas atrás e disse: ‘mano, e se eu bater o recorde mundial em Virgil?'” Steiner riu, acrescentando que seu pai, o campeão mundial da PRCA no Bulldog, Sid, sonhou que ele ganharia a etapa no famoso cavalo tordilho.
Para chegar à disputa do título do Riggin Rally Xtreme Broncs, em Darby, Montana, Rocker Steiner passou por uma classificatória. Ficou em segundo lugar na sua rodada, ganhando vaga para a final, dia 5 de junho. Só depois do sorteio soube que ia montar Virgil. “Eu estava com medo, mas estava pronto. Sabia que algo desse porte ia acontecer”, afirma o novato.
Virgil é uma lenda do Bareback, bicampeão mundial pela PRCA e bicampeão canadense. Steiner soube extrair tudo dessa montaria e o resultado foi a maior nota já vista na modalidade. “Era tudo o que eu sonhava, mesmo assim, demorei a acreditar”.
Atualmente em 10° no ranking mundial da modalidade, com US$ 44.841,41, ele busca classificação para a National Finals Rodeo. Boa parte desses ganhos deve-se à sua performance no famoso RodeoHouston e em etapas de elite como Denver, no Colorado.
Recorde mundial de Bareback
Em 2002, Wes Stevenson foi o primeiro atleta de Bareback a marcar 94 pontos em uma montaria da modalidade. O texano estava a bordo de Cover Girl durante o Texas Stampede. No ano seguinte, 2003, o recorde mundial de Bareback foi igualado por Will Lowe, em Sky Reach, na etapa de Omaha, Nebraska.
Os dois mantiveram a marca sozinhos até 2009, quando Ryan Gray obteve 94 pontos em Grass Dancer, no rodeio de Eagle, Colorado. Em 2010, Tilden Hooper também recebeu 94 pontos dos juízes ao montar Big Texas, em Silver City, New Mexico.
A nota seria marcada mais duas vezes antes do feito de Rocker Steiner. Tim O’Connell – tricampeão mundial de Bareback – montou Stevie Knicks, em San Angelo, Texas, para 94 pontos. E no mesmo ano, no mesmo Riggin Rally, repetiu a nota em Gun Fire.
Ao superar essas lendas e seus ídolos, Steiner disse: “Eu não poderia ter imaginado algo melhor do que isso”.
Família de campeões
Rocker Shane Steiner vem de uma linhagem vencedora. Bobby e Sid Steiner, avô e pai, são a terceira e quarta geração de uma companhia de rodeio lendária, a Steiner Rodeo Company.
Bobby competiu em Touros e no Bareback entre 1968 e 1973, classificando-se três vezes para a NFR, com um título mundial na Montaria em Touros em 1973. Enquanto Sid fez carreira no Bulldog (Steer Wrestling), de 1995 a 2002. Esse último o ano em que ganhou o campeonato mundial.
Outro dado curioso é como Shane ficou conhecido como ‘Rocker’. Seu pai ganhou o apelido de ‘Sid Rock’ por causa da sua fama de competir com determinação, além de carisma. Característica do avô, Bobby, que foi agraciado com o PBR Ring of Honor – uma homenagem ao seu legado.
As celebridades da família Steiner não param por ai. Tanto a mãe de Rocker, Jamie, quanto sua avó, Joleen, competiram nos Três Tambores. E as duas chegaram à National Finals Rodeo: Jamie em 2000, em Las Vegas; e Joleen em Oklahoma City, em 1970 e 1971.
Bobby e Sid, ambos membros do Cowboy Hall of Fame, trabalham no rancho da família, enquanto acompanham Rocker Shane e Steely, a outra filha de Sid, nos Três Tambores. A dupla também é proprietária do Steiner Steakhouse, um restaurante mexicano, em Austin, Texas, e continuam apoiando o rodeio de diversas formas.
Os dois estavam presentes no dia do recorde mundial de Bareback de Shane e puderam compartilhar da comemoração. “Estabelecer o recorde mundial de Bareback aos 18 anos é algo que dura para sempre, muito mais do que dinheiro ou pontos para o ranking”.
“Ninguém vai se lembrar de quanto dinheiro eu ganhei. Todo mundo vai se lembrar que eu estabeleci o recorde mundial de Bareback aos 18 anos em um dos melhores cavalos que já existiu na Terra.”
E ele segue animado, dizendo que já planeja superar a sua própria marca em breve.
Clique aqui e acompanhe a alegria do jovem cowboy em uma sequencia de fotos inspiradora.
Por Luciana Omena
Fonte: PRCA, National Cowboy & Western Heritage Museum, Click2houston
Crédito da foto de chamada: PRCA Divulgação/Roseanna Sales
Mais notícias no portal Cavalus