Cavalgadas Brasil

Cavalgada da Migração – 70 anos

Nessa semana, na coluna Cavalgadas Brasil, Paulo Junqueira conta sobre a cavalgada de Witmarsum no Paraná

Publicado

⠀em

Cavalgadas Brasil

A História

Em 1930, imigrantes alemães menonitas se estabeleceram na região de Santa Catarina fugindo das perseguições Bolchevique e fundaram uma vila que batizaram “Witmarsum”.

Na década de 1950, em busca de novas terras, eles adquiriram a Fazenda Cancela no município de Palmeira, Estado do Paraná e reimigraram para essa região aonde fundaram a Colônia Witmarsum sob o tripé Igreja, Escola e Cooperativa.

Leia mais

A cavalgada

Para homenagear os 70 anos dessa migração, um grupo de 16 cavaleiros e amazonas de Witmarsum-Pr decidiu refazer a trajetória de seus antepassados. No dia 5 de junho saíram de Witmarsum, SC e depois de 8 dias e um total de 307Kms chegaram na Colônia Witmarsum, PR no dia 12 de junho.

Cavalos e cavaleiros foram preparados e treinados por 30 dias antes de enfrentar o desafio. Toda a trilha, lugares de pouso e alimentação dos cavaleiros e cavalos foram planejados antecipadamente pelo organizador Fritz Kliewer, e o cardápio e preparo das refeições ficaram por conta da Chef Rosane Radecki.

A tropa e os cavaleiros enfrentaram bravamente as dificuldades, chuva, frio e vento, sempre com muito bom humor e companheirismo. Cruzaram rios, montanhas, matas, belíssimas paisagens e reviveram um pouco do passado, sempre imaginando as dificuldades que os pioneiros enfrentaram. A cada dia vencido ao final da tarde, tinham um merecido descanso com uma boa comida e um lugar para confraternizar e ouvir as histórias sobre os antepassados menonitas.

O Grupo

O cavaleiro mais idoso, Rodolfo Sawatsky, aos 70 anos era quem mais histórias tinha para contar. Além dele e o irmão Artur, atual presidente da cooperativa Witmarsum, participaram Fritz Kliewer, Hartmut Siebert, Marcos Epp, Günther Schartner, Ewald Wiens e Denise Dück Schultz todos de famílias fundadoras da Colônia Witmarsum. Também participaram da cavalgada Edward Schultz , Rosane Radecki e Fernando Fonseca (Petiço) como cavaleiros e no apoio Márcio Penner, também de família pioneira , e os amigos de Santa Catarina Sony, Toco e Raul.

A chegada

Chegando na Colônia Witmarsum, após este longo trajeto, os cavaleiros tiveram uma recepção calorosa da comunidade, em frente ao Museu, antiga sede da Fazenda Cancela, onde os pioneiros iniciaram a história da Colônia 70 anos atrás. Receberam uma benção do pastor Werner Braun.

Trouxeram uma nova história que será contada para as futuras gerações.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil

Foto: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads