Tradição de São João faz cavalos saltarem fogueiras em Portugal

Ato realizado nas festas de Monforte da Beira recebeu duras críticas de órgão de defesa dos animais

Em Portugal, uma tradição secular está dando o que falar nas redes sociais. Em Monforte da Beira, um vilarejo da região de Castelo Branco, nas noites de São João, os moradores realizam uma festa em que uma das atrações é ascender fogueiras e promover o salto dos cavalos entre as chamas.

A foto divulgada nas redes deu o que falar e chamou a atenção de órgão de defesa dos animais do país.

O ato foi duramente criticado por alguns órgão de defesa dos animais, dentre eles o grupo Coimbra Animal Save divulgou em suas redes sociais sua indignação. “Crianças são ensinadas a verem os cavalos como algo que está ali disponível para se usar e abusar, dessensibilizadas para o sofrimento dos cavalos”.

“São cavalos preparados”

Tentando defender o ato, um dos presentes na festa também usou as redes sociais para justificar que a impressionante foto é resultado da qualidade técnica do fotógrafo. “Esclarecer que foi uma fração de segundos, o cavalo está bem, não sofreu nenhuma queimadura (tanto está que no dia seguinte esteve nas duas procissões e como puderam ver não tinha um único arranhão), escusado será dizer que as duas pessoas também não, uma vez que a questão tratasse do cavalo”, escreveu.

Ainda segundo a publicação do visitante, o cavalo da foto chama-se Bacardi e já está acostumado a participar da prática.

Tradição ou não, a foto é realmente impressionante.

Por: Camila Pedroso

Fonte e fotos: CNN Portugal / O Jornal Económico

Mais notícias no portal Cavalus