Os atletas do Hipismo nacional estão trabalhando arduamente em busca de uma vaga na equipe brasileira dos Jogos Sul-Americanos, que serão realizados em Assunção, Paraguai.
Neste final de semana, o jovem talento que vem se despontando no Adestramento, deu mais um grande passo rumo à vaga nos Jogos Sul-americanos. Murilo Machado, de 26 anos, montando o Puro Sangue Lusitano Jorge V.O., foi o campeão do Prix St. Jorge no sábado, (9), registrando a nota média final de 68,088%.
E no domingo, (10) faturou mais um título, na Intermediária I com a nota 67,088%. Para efeito de classificação, vale a média das duas notas, ou seja, a dupla ocupou o 1º lugar do pódio com a nota média final de 67,588%.
Murilo integra o Ilha Verde Team e por vários anos acompanhou o olímpico João Victor Marcari Oliva no circuito europeu. Na posição privilegiada, assistiu tops mundiais em pista e inspirado e instigado por João Victor e pelo criador Victor Oliva transformou a paixão por cavalos em profissão.
Convidado a fazer parte do time de atletas, não perdeu a oportunidade, foi aprender os princípios básicos da modalidade e com muita dedicação vem se aperfeiçoando e colecionando títulos.
Hoje, é um dos destaques da nova geração e o sonho de fazer sua estreia internacional está prestes a se realizar nos Jogos Sul-americanos.
Sua montaria, Jorge V.O, é um Puro Sangue Lusitano de criação da Coudelaria Ilha Verde.
O próximo desafio dos candidatos à vaga no Time Brasil de Dressage é o CDI3* que acontece entre 22 e 24 de julho na Sociedade Hípica Paulista.
Para efeito de avaliação para escalação da equipe para o Odesur, a CBH vai considerar a maior pontuação média entre os dois CDIs, ou seja, nos conjuntos do Small Tour a nota média na soma do Prêmio São Jorge + Intermediária I, e no Big Tour o Grand Prix + GP Special.
Importante ressaltar que apesar de o índice estabelecido pela FEI ser de 62% para conjuntos do Small Tour e de 60% para os de Big Tour, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) objetivando a melhor representação do país nos Jogos Sul-americanos almeja um índice de 68%.
Os países têm até 29 de agosto para enviar as inscrições indicadas, e até 20 de setembro a relação da equipe definitiva. Caso haja necessidade de substituição, o prazo é primeiro de outubro. A equipe pode ter até cinco conjuntos com um mínimo de três e um máximo de 4 conjuntos, com um reserva. Se não constituir equipe, o país pode inscrever até dois conjuntos para competir individualmente.
Sobre os Jogos Sul-americanos
Maior evento esportivo da América do Sul, os Jogos Sul-americanos são realizados a cada quatro anos. Na edição 2022 serão realizados na primeira quinzena de outubro em Assunção, capital do Paraguai.
As competições de Adestramento acontecem entre os dia 1º e 5 no Clube Hípico Paraguaio. Foram convidados e estão em processo de seleção de equipes e atletas de 11 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) com expectativa de participação de 44 conjuntos.
Por: Assessoria de Imprensa CBH
Fotos: Ney Messi
Mais notícias no portal Cavalus