Barretos 2022 termina com chave de ouro, marcando o retorno do público à maior festa da América Latina

Foram 11 dias de muita festa, show de habilidades na arena e os principais nomes do cenário musical do país que levaram os presentes à loucura

Chegou ao fim a maior festa do peão da América Latina: a 65º Festa do Peão de Barretos, que mais uma vez, marcou seu nome na história, recebendo os principais nomes do país e do mundo para competir em uma das principais arenas mundiais.

O evento movimentou, não apenas o mundo do rodeio, mas também a economia local, haja vista que, depois de dois anos sem a realização presencial da festa, a organização esperava receber 900 mil visitantes entre os dias 18 e 28 de agosto.

Além disso, foram aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos gerados, em uma área de 2 milhões de metros quadrados. Estes são números que apontam a representatividade e a importância conquistadas pela festa nos seus 65 anos de história.

Dentre as diversas atrações do ‘Barretão’, destaque para as competições, que reuniu a final da PBR Brazil, Super Copa Barretos de Três Tambores, final da Liga Nacional de Rodeio – LNR e o 28º Barretos International Rodeo, com competições nas modalidades Rodeio em touros, Cutiano, Sela Americana, Bareback, Três Tambores e Team Penning. Além disso, diariamente, também ocorreram seletivas das provas cronometradas na Hípica do Parque.

Confira alguns dos principais resultados de Barretos 2022

No domingo (28), foi dia de decisão no Team Penning, sendo definidos os campeões da segunda semana de Barretos e após, os campeões do Rodeio Internacional, reunindo cinco trios de cada categoria da primeira semana, cinco trios da segunda semana, e dois trios que se classificaram na Copa Barretos, nas somatórias 5 e 11.

O trio campeão da prova cronometrada foi Carlos Augustinho (Olímpia/SP), João Vitor Arruda (Guaraci/SP) e Flávio Kfouri Júnior (Severínia/SP), que venceram a segunda semana e logo após, conquistaram o título na final internacional somando o tempo total de 93s834.

O trio foi seguido por Paulo Toledo, Rafael Borges e Paulo Rocha, que somaram 103s523 e Caio Martins, Raphael Saggiori e João Queiroz com 103s971.

Já na somatória 11, o título de campeão do Team Penning Internacional ficou com o trio Anna Laura Mota (Brodoswski/SP), Paola Gomes (Barretos/SP) e Felipe Marques (Barretos/SP) com tempo de 96.921.

O trio formado por Carlos Augustinho, Rodolfo Nascimento e Alisson Gouveia com 99s171 terminaram em segundo, seguidos por Rodolfo Nascimento, João Silva e Caio Bertolini 102s613, em terceiro lugar.

Três Tambores em Barretos

Domingo também foi o dia da grande final dos Três Tambores, com a participação de dez amazonas competindo nas categorias 1D e 2D.

Na categoria 1D, vitória da casa. A barretense Fernanda Cavalheiro, que havia ganho na primeira semana, repetiu o feito e com 17s868 levou o título do internacional e na Arena de Barretos. Já na categoria 2D, o título de campeã ficou com Mara Letícia Bertelli, de Maringá (PR).

Campeão da Liga Nacional de Rodeio

Deu Minas Gerais como campeão da Liga Nacional de Rodeio na temporada 2022. Álvaro Ariel, de Itumirim, conquistou o primeiro lugar da prova em uma final emocionante, realizada no sábado (27).

Cinco competidores entraram na arena com chances reais de conquistarem o título. Álvaro Ariel Silva Pereira, Vitor Hugo da Costa, João Gabriel Saran Silva, Emílio Rezende e Júlio César da Silva Marques se reuniram após conquistarem a classificação durante as etapas realizadas pelo país.

Álvaro foi o último a montar, liderando o ranking com 263 pontos, confirmando a boa fase. O peão somou 91 pontos montando Lei do Retorno da Companhia 2M, conquistando o tão almejado título.

“É uma sensação única estar em Barretos, a maior Arena do Mundo. Foi a minha primeira vez, e se Deus quiser será a primeira de muitas”, afirmou Álvaro que tem 10 anos de carreira no rodeio em touro.

Júlio César da Silva Marques, de Tatuí (SP), montando Lendário, da boiada Tércio Miranda, conquistou 88,50 pontos e levou o segundo lugar. Os outros três finalistas, Vitor Hugo da Costa de Itaguajé (PR), João Gabriel Saran Silva de Brodowski (SP) e Emílio Resende de Santa Helena de Goiás (GO), não conseguiram pontuar, já que caíram antes dos 8 segundos, mas foram classificados para a final do The American, previsto para março de 2023, no Texas (EUA). A previsão de premiação no The American é de US$ 1 milhão de dólares.

A lista com os grandes campeões ainda não acabou. Confira amanhã a continuação dos atletas que se consagraram em Barretos 2022.

Por Camila Pedroso. Redação Cavalus

Fonte: Os Independentes

Fotos: André Monteiro/ Os Independentes

Leia mais sobre Rodeios aqui.