Crioulo

Pela terceira vez consecutiva, Colibri Matrero e Gabriel Marty vencem Freio de Ouro

Entre as fêmeas, a vencedora foi Capanegra Acquavia, montada por Eduardo Weber de Quadros

Publicado

⠀em

Números recordes marcaram a 45ª Expointer que se encerrou neste domingo (04/09) com a disputa do Freio de Ouro. O total de negócios chegou a R$ 7.145.626.026,21, representando um crescimento de 164,67% em relação a 2019, o último em que a feira ocorreu com presença total do público.

Os equinos foram a segunda categoria com maior representação de animais nessa Expointer, com 809 inscritos e a principal raça, a Crioula reuniu a sua principal prova: o Freio de Ouro. A expectativa para a grande final do Freio de Ouro, realizada no domingo (4) era grande. A prova, que encerrou a 45ª Expointer, poderia ter pela primeira vez, um conjunto campeão pela terceira vez consecutiva.

Em uma disputa acirrada, Gabriel Viola Marty, montando Colibri Matrero, levantou, pela terceira vez, o maior símbolo da raça, o Freio de Ouro.
“A história fala por ele, as pessoas falam por ele. Um cavalo que encantou o público, um cavalo que encantou a raça, um cavalo que mudou a história, um cavalo estrangeiro que representa um país”, ressaltou Marty.

O uruguaio Juan Salustiano Peirano, dono da cabanha La Pacífica, disse que Colibri Matrero é um fenômeno. “Nasceu com uma estrela, é um presente de Deus”, resumiu o criador.

Égua vencedora do Freio de Ouro

Já entre as éguas, Capanegra Acquavia, montada por Eduardo Weber Quadros foi a grande vencedora. Ao comemorar, em pista, sua conquista, Eduardo Quadros resumiu o momento como ímpar. Ele citou a conquista do Freio em 2017, quando montou Capanegra Quinta Sinfonia, uma irmã inteira de Capanegra Acquavia. “Queria agradecer a Deus, à minha família, à minha torcida, a todos meus amigos, a todos. Tenho muita gratidão por esse momento, acho que Deus bota as coisas no lugar certo, no tempo certo”, celebrou o ginete.

Criador e expositor da égua campeã, Fernando Dornelles Pons dedicou o prêmio ao amigo Walter Moura, recentemente falecido. “Foi meu grande parceiro e entusiasta, um mestre. Então creio que lá de cima ele está iluminando”, disse o criador.

Onécio Prado Júnior, presidente da ABCCC, resumiu a final do 40º Freio de Ouro como sensacional. “Desde o início, no sábado anterior com a Morfologia, agora o fechamento com nosso Freio de Ouro, 40 anos de Freio, 90 anos de entidade, tudo ajudou: o tempo, os animais extraordinários e casa cheia, que é o que dá mais alegria, confraternização e trazendo aqui todo o calor que o Freio tem”, disse o dirigente.

No site da ABCCC consta a lista completa com todos os vencedores do Freio de Ouro 2022.

Fonte: Assessoria de imprensa

Fotos: Felipe Ulbrich (Macho) e Fagner Almeida (Fêmea)

Leia mais sobre o cavalo Crioulo aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads