Crioulo

Égua Crioula vai participar de prova de Enduro Equestre FEI 3*com 160 km

Maria Bonita Paulista será primeiro exemplar da raça a participar de uma prova dessa modalidade

Publicado

⠀em

Maria Bonita

Quem gosta de participar de provas de Enduro Equestre sabe que na maioria das vezes são cavalos da raça Árabe que mais realizam a prova pela sua alta resistência. Mas, no estado do Paraná, uma exemplar da raça Crioula está surpreendendo a todos, fazendo bonito em provas de Enduro Equestre.

Maria Bonita Paulista é uma égua Crioula que participa de provas de enduro há cinco anos e ela será o primeiro exemplar da raça a participar de uma prova de 160 km, credenciada pela Federação Equestre Internacional (FEI).

Segundo o diretor de Enduro Equestre da Federação Paranaense de Hipismo, Juliano França Tetto, as provas de Enduro duram apenas um dia. Nas competições da modalidade que envolvem cavalos Crioulos, essa quilometragem é feita em vários dias, aumentando a dificuldade para exemplares da raça”, comenta.

Maria Bonita Paulista começou cedo no Enduro

A égua é treinada pelo CT Le Domaine, com propriedade de Isadora Herrmann, da Cabanha Armorial e criação de Paulo, da Cabanha Paulista.

Segundo sua treinadora, Aude do CT Le Domaine, Maria é uma égua que iniciou sua carreira esportiva cedo. Ela foi finalizadora da prova de marcha de resistência do crioulo com 4 anos (750km), e na sequência foi direcionada para entrar no Enduro Equestre.

Maria iniciou o processo de qualificação para poder correr as competições de Enduro em nível internacional (FEI). Ela participou de algumas provas de 120km FEI para ser preparada para as provas de 160 km.

“Por ser uma égua da raça crioulo, nós sempre ficamos atento para preparar ela para aguentar o possível calor durante a prova, e manter ela motivada a encarrar um dia muito longo”, afirma a treinadora que completou que Maria já reconheceu o trajeto da prova e que agora a equipe está preparando para planejar a prova, visto as condições climáticas.

“Contamos com a ajuda de nossa equipe veterinária (Dr. Gerson Acedo e Dra. Vanessa Ribeiro), assim que nosso ferrador (Flavio Souza) para acompanhar as etapas do preparo da Maria. Enfim, o enduro equestre sempre tem surpresa… é um esporte que sofre a influência de inúmeras variáveis, o que deixa o desafio ainda mais interessante! estamos todos torcendo para que tudo aconteça dentro do esperado, e nossa equipe com dedicação máxima!”, afirma.

III Etapa Campeonato Paranaense será realizada no dia 12 de novembro no Haras Triunfo, em Palmeira (PR). A prova é credenciada FEI 3*com 160 km e é promovida pela Federação Paranaense de Hipismo.

Informações pelo telefone: (41) 9673-9277.

Por: Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Arquivo pessoal

Leia mais sobre Enduro Equestre aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads