Curiosidades

Catar e seus cavalos Árabes

País possui uma forte herança na criação da raça, destaque para o Al Shaqab, um dos mais modernos centros equestres do mundo

Publicado

⠀em

Catar e seus cavalos Árabes

O Brasil entra em campo daqui a pouco contra a Suíça na Copa do Mundo de Futebol do Catar e assim como você, também estamos na torcida. Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Catar em virtude do futebol, mas o que muita gente ainda não sabe é que o país também é reconhecido pelos seus magníficos cavalos de corrida. Eles possuem uma vasta criação de cavalos Árabes que são tratados como símbolos de herança e inspiram orgulho entre a população.

Os Al Thanis, família real do Catar, afirmam que quando se trata de produzir cavalos Árabes de qualidade, nenhuma outra nação pode se igualar a deles. Para se ter uma ideia da qualidade da criação da raça Árabe no Catar, em 2011 e 2014, a Federação Equestre Internacional elegeu Faleh Bughanaim, do Catar, o melhor cavaleiro do mundo. No Prix de l’Arc de Triomphe de 1,5 milhas em Paris, considerada a corrida de maior prestígio do mundo, o Catar ganhou o ouro várias vezes. 

O país conquistou 10 troféus de garanhões campeões mundiais nos últimos 20 anos no Salon du Cheval em Paris, e sete dessas vitórias vieram de um único centro equestre: o Al Shaqab, um dos maiores e mais modernos centros equestres do mundo.

E os objetivos do centro são impressionantes. A proposta deles não é apenas produzir exemplares Árabes que dominem as competições internacionais, mas também, por meio de programas educacionais e exposições, contribuir para que o Catar cumpra sua promessa econômica de mudar a estrutura do país, que tem sua economia baseada no petróleo e gás, para uma baseada no conhecimento. Mudança planejada para ser concluída até 2030.

História do Al Shaqab

Fundado em 1992 pelo Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani, o Al Shaqab está instalado em um espaço onde, há mais de um século, os beduínos travaram uma batalha crucial que levou à independência do Catar.

A escolha do local foi uma homenagem ao ancestral Sheikh Jassim Bin Mohammed Al Thani, e desde então, Al Shaqab se tornou um centro equestre multidimensional, atuando não apenas na criação de cavalos Árabes, mas também na educação de crianças, ensinando a arte e os valores da equitação e do hipismo, além de treinar cavaleiros e cavalos para corridas de resistência de longa distância.

Em 2004, Al Shaqab tornou-se membro da Qatar Foundation, oferecendo oportunidades para a comunidade do Catar participar de uma ampla variedade de atividades culturais e equestres.

E em 2006, o espaço passou por uma expansão visionária, com o desenvolvimento de um centro equestre de classe mundial.

Hoje, o Al Shaqab se destaca por seu projeto arquitetônico único em forma de ferradura e é conhecido em todo o mundo como o icônico destino equestre do Catar.

Instalações de primeira no Catar

Dentro do centro equestre Al Shaqab, os cavalos são tratados como reis. O espaço possui o formato de uma ferradura com 980 mil metros quadrados de área construída. Abriga uma “academia equina” com diversos equipamentos de primeiro mundo destinados para o atuar no desenvolvimento físico dos animais: esteiras, piscina, jacuzi, saunas com lâmpadas de calor, equipamentos que fazem inveja nas principais e mais modernas academias para humanos no mundo.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fonte: Travel + Leisure

Fotos: Divulgação Al Shaqab

Leia mais curiosidades aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads