Curiosidades

Quantas raças de cavalos existem? – Parte 12

Nesta semana, o tamanho dos cavalos foi o fator de escolha das três raças apresentadas: Farabella, reconhecidos por serem muito pequenos e os cavalos Belga e Bretão que chamam a atenção pelo porte e força

Publicado

⠀em

Quantas raças de cavalos existem – Parte 12

Chegamos a 12ª semana da nossa série de reportagens sobre as raças de cavalos existentes no mundo. Ao todo, já apresentamos 36 raças diferentes de cavalos, oriundas de várias partes do mundo. Se você não viu, clique aqui.

Esta semana, vamos falar sobre extremos: cavalos reconhecidos pela sua baixa estatura e outros por serem grandes e fortes, ambos resultados de cruzamentos que atuaram diretamente para destacar ainda mais estas características das raças. Conheçam um pouco mais sobre os cavalos Farabella, Belga e Bretão. 

Cavalo Farabella 

O cavalo Falabella é reconhecido pelo seu tamanho minúsculo, aproximadamente 71 centímetros, semelhante a um cachorro de grande porte. Extremamente resistentes, os animais da raça são capazes de se adaptarem a uma grande diversidade de climas e costumam ter instintos aguçados. Outra característica marcante da raça é a longevidade deles, vivem de 40 a 45 anos, um período de tempo extraordinariamente longo. 

Existem muitas controvérsias sobre a sua origem, a mais aceita é que os Falabella descendem de animais das raças Andaluza e Ibérica, trazidas para a América do Sul pelos conquistadores espanhóis.  

A primeira pessoa responsável pela criação dos Falabella foi Patrick Newtall, na Argentina em 1868. Após seu falecimento, seu genro Juan Falabella assumiu o negócio, tornando o animal conhecido pelo seu nome. Ele adicionou as linhagens Pônei Galês, Pônei Shetland e Puro Sangue Inglês a raça para diminuí-la ainda mais. 

Apesar do tamanho, eles não são considerados pôneis, mas mini cavalos, pois a estrutura física deles é semelhante a exemplares das raças Árabes e Puro Sangue Inglês.  

Cavalo Belga 

Com estatura variando entre 1,68 e 1,73m e pesando pouco mais de 900 kg, o cavalo Belga possui uma pesagem espessa e em sua maioria de cor castanha. Essa pelagem grossa fez a raça ser resistente à climas muito frios e úmidos, pois o interior dela sempre fica seco.

Outra característica marcante dos cavalos Belgas é a tração. Por terem costas largas e músculos traseiros fortes são capazes de puxar muito peso. Para se ter uma ideia da capacidade deles, em uma feira americana, realizada no estado de Iowa, dois exemplares da raça foram capazes de puxar juntos 6.690 quilos por 4,60m. 

São descendentes da raça Ardennes e os primeiros exemplares foram encontrados em 1886. Atualmente, existe um trabalho muito forte de preservação dos cavalos Belgas, pois eles têm um papel importante no melhoramento genético de outras raças.  

Cavalo Bretão

Outra raça de cavalos que se destacam pelo tamanho e força é a Bretão. De origem francesa, é uma raça muito dócil, forte e fácil de domar, e chega a medir 1,70 de cernelha e pesar 850 quilos.  

A raça foi desenvolvida através do cruzamento de outras raças de cavalos robustos como a Bidet e o Bidet Bretão. A pelagem mais encontrada é o castanho e é muito utilizada em atividades militares, agrícolas e de transporte. O Bretão também foi utilizado no melhoramento de outras raças e para a produção de mulas. 

Um Bretão puro consegue puxar uma carga, sem o uso de rodas, de até 1.500 quilos e em veículos com rodas até quatro vezes o seu peso, cerca de 3.600 quilos. 

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fonte: Compre Rural e Hypness

Fotos: Compre Rural / Hypness / Wikpedia / Pixabay

Leia mais curiosidades aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads