Como estão os cascos do seu cavalo?

Saudabilidade do casco interfere na longevidade do animal. Além de casquear e ferrar periodicamente, alimentação e higiene também são importantes

A expressão americana “no foot, no horse”, em tradução livre “sem pés, sem cavalo”, é unânime entre os especialistas, por isso, precisamos dar toda a atenção para os cascos do cavalo. Todo o peso do animal é suportado pelos cascos, e para aguentar a carga, que gira em torno de 500 quilos, distribuídos em um pouco mais de 100 quilos por pata, eles precisam estar saudáveis. 

Cuidados com os cascos

O primeiro cuidado é referente a limpeza. Eles devem ser imediatamente limpos sempre que o cavalo voltar da lida ou da prática de esporte, assim evita-se o acúmulo de substâncias que podem trazer bactérias. 

O casqueamento e ferrageamento do cavalo também devem ser realizados periodicamente. O indicado por especialistas é ter um intervalo entre 30 e 40 dias, entre as visitas do ferrador. Essa constância pode influenciar na longevidade do cavalo, podendo chegar, em um animal que pratica esportes, entre 16 e 17 anos, e na reprodução, entre 25 e 30 anos. 

A qualidade do casco também é indicada com a alimentação do cavalo. A dieta do animal deve ser equilibrada, rica em fibras e baixa em amido. Além de garantir uma boa qualidade digestiva, proporcionará cascos saudáveis. 

Com estes pequenos cuidados, o casco do seu cavalo se manterá sempre saudável. 

Reprodução: Giro do Boi

Fotos:  Pixabay

Leia mais sobre saúde animal aqui.