Cavalgadas Brasil

Índio americano Red Fox James viaja 4,8 mil km a cavalo

Jornada realizada de 1914 a 1915 foi retratada por Paulo Junqueira em sua coluna do Cavalgadas Brasil desta semana

Publicado

⠀em

Índio americano Red Fox James viaja 4,8 mil km a cavalo

Red Fox James foi um índio americano que em março de 1914 começou uma jornada a cavalo de aproximadamente 4.828 quilômetros da Reserva Indígena Crow, no sul de Montana, até Washington, D.C.

Ele fez essa longa viagem de nove meses em um cavalo chamado Montana. “A viagem foi feita com o propósito de criar interesse em uma proposta para estabelecer um feriado nacional em comemoração ao índio norte-americano”, informou o Billings Weekly Gazette, logo após Red Fox James completar a viagem.

Red Fox James nasceu por volta de 1890 na Blood Indian Reserve No. 148 no que é hoje a província canadense de Alberta.  Durante sua viagem de longa distância Red Fox James viajou principalmente pela Lincoln Highway.  Sua jornada atraiu cobertura da imprensa em todo o país. O Greensboro Daily News na Carolina do Norte, por exemplo, apresentou uma foto de primeira página de Red Fox James e seu cavalo durante sua escala em Omaha, Nebraska, em agosto. Esta foto mostrava os dois ao lado de um automóvel que transportava o prefeito da cidade, James Dahlman.

Enquanto caminhava lenta mas firmemente para o leste, Red Fox James falou em muitas comunidades no caminho sobre as necessidades e culturas dos nativos americanos e carregava consigo uma carta de apoio do governador Sam V. Stewart de Montana para um American Indian Day. Ao longo de sua jornada para a capital do país obteve endossos semelhantes de 23 outros governos estaduais.

Red Fox James chegou a Washington, D.C., em dezembro de 1915 e visitou a Casa Branca, onde o senador Thomas J. Walsh de Montana o apresentou ao presidente Woodrow Wilson. Red Fox James deu a Wilson todos os documentos que promoviam a convocação para o American Indian Day.              

Embora esse feriado nacional comemorando os nativos americanos não tenha sido estabelecido na época, alguns estados criaram suas próprias versões desse dia. O primeiro desses estados foi Nova York, que começou a celebrar oficialmente o Dia do Índio Americano em 1916.

Por: Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e diretor da agência Cavalgadas Brasil

Foto: Divulgação Cavalgadas Brasil / Harris & Ewing Photographer

Leia mais sobre Cavalgadas Brasil aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads