Uma modalidade equestre está em constante crescimento nos Estados Unidos: o Cowboy Mounted Shooting ou tiro de cowboy montado. No último dia 25/01, o público compareceu na arena John Justin em Fort Worth, Texas (EUA), durante o tradicional Fort Worth Stock Show and Rodeo para acompanhar mais uma prova da modalidade, organizada pela Cowboy Mounted Shooting Association (CMSA).
O esporte reúne 10 conjuntos, em que os cavaleiros se vestes com roupas típicas de cowboys e montados, precisam acertar 10 alvos com suas armas, no menor tempo possível. Os alvos são disponibilizados em um percurso pré-determinado, que o conjunto precisa percorrer. Vence o conjunto mais rápido e que acertar mais tiros nos alvos.
Os cowboys são pontuados de acordo com o tempo e precisão. A competição possui diversas penalidades: 5 segundos para cada balão perdido, 5 segundos por deixar cair uma arma, 10 segundos por não executar o percurso corretamente e 60 segundos por cair do cavalo. A velocidade é importante; no entanto, a precisão geralmente é mais importante do que a velocidade. Uma prova bem executada é concluída com 15 a 35 segundos.
A modalidade exige que os cavaleiros utilizem armas com munição virgem especialmente preparada, de acordo com a Cowboy Mounted Shooting Association. Apenas pistolas de calibre único como Colt Single Action Army ou Bisley Model, Smith & Wesson Schofield, Russian ou Remington Models 1875 e 189. As competições mais modernas utilizam armas sem bala, que perfuram um alvo dentro de um balão a seis metros de distância.
Neste ano, noventa e três competidores estão participando, divididos em 44 classes diferentes dentro de três categorias – main match, rifles e espingardas.
No Fort Worth Stock Show and Rodeo, Zane Chunn, com 37s175 foi o campeão. Conheça todos os campeões da rodada clicando aqui.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Colaboração: Luciana Omena
Fotos: Divulgação/ Cowboy Mounted Shooting Association
Vídeo: CMSA
Leia mais curiosidades aqui.