O carnaval deste ano na cidade de Bonfim, na Região Central de Minas Gerais, será mais que especial, afinal, a centenária tradição do Carnaval a cavalo volta a colorir as ruas da cidade depois da pausa de dois anos devido à pandemia.
O desfile do Carnaval a cavalo recria a tradição das Cavalhadas, uma herança da coroa portuguesa, que ‘revive’ as batalhas entre cristãos e mouros. Durante o carnaval, a cidade recebe um desfile composto por 46 conjuntos, fantasiados com roupas de veludo, máscaras no rosto dos cavaleiros e adereços nos cavalos.
O desfile começou há mais de 180 anos, com cavaleiros desfilando na praça da cidade, em frente à igreja do Senhor do Bonfim. Um bispo da igreja católica proibiu o desfile, e para garantir a tradição, os cavaleiros começaram a desfilar durante o carnaval.
Mais de um século depois, a tradição se mantém nos detalhes, transmitida de geração para geração. Desde 1980, as mulheres também fazem parte da festa, e agora os desfiles não simulam mais batalhas. Durante os três dias de festa, entre domingo e terça de carnaval, o público assiste a uma integração com os cavaleiros e no final acontece uma batalha de confetes ao som de marchinhas.
Ao fim da batalha de confetes, cavaleiros e amazonas retornam à praça, no centro da cidade, montados em seus cavalos, sem máscaras e com lenços brancos nas mãos, para se despedir do público e prometer voltar no ano seguinte.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus, com informações do G1
Fotos: Reprodução / G1
Leia mais curiosidades aqui.