Artigo: Benefício equivalente
Tenha ciência de que se algo lhe foi tirado, um bem ou um acontecimento de mesma magnitude virá ao seu encontro
No livro “A Ciência do Sucesso” (CDG Grupo Editorial/2014), Napoleon Hill, um dos mais aclamados autores do século XX, afirmou: “um fato muito importante que descobri é que toda adversidade, todo fracasso, toda frustração, toda situação desagradável de nossas vidas traz consigo a semente de um benefício equivalente. O Criador assegurou com sabedoria que nada de valor pode ser tomado de alguém sem que algo de igual magnitude seja disponibilizado para ocupar tal lugar. Você nunca encontrará verdade mais profunda – um fato que consola e afasta dos abismos do desespero quando você está tomado pela aflição – desde que você seja movido pela fé”.
Faça a sua parte. Dedique-se, comprometa-se com aquilo que realmente almeja. Vá ao seu limite. Dê aquele algo a mais. Chame para si a responsabilidade de suas ações. Se toda adversidade traz a semente do benefício equivalente, então, trabalhe a sua Fé e vá em busca de seus objetivos. Tenha claro em sua mente o que você busca. Comprometa-se. Confie. Mantenha atitude mental positiva e trabalhe em cima de valores que realmente importam, tais quais, integridade, esperança, otimismo, coragem, generosidade, tolerância.
“Tudo o que a mente humana pode conceber e tudo em que consegue acreditar, ela pode realizar”, escreveu o bestseller, criador da “Regra de Ouro”, ensinamento àqueles que querem fazer o bem e crescer na vida, fundamentalmente, prosperando financeiramente e ajudando os outros a seguirem os passos do sucesso.
Tenha uma vida simples, equilibrada, sem exageros. Dê o seu melhor. Aceite os desígnios de Deus. Queira tudo o que quiser, sem infringir os direitos dos outros. “Gratidão é uma palavra linda porque descreve um estado mental de natureza profundamente espiritual. Realça a personalidade com magnetismo e é a chave-mestre que abre a porta para os poderes mágicos e a beleza da Inteligência Infinita”, ressaltou o sábio pesquisador, cujos seus artigos mais valiosos datam da década de 1930 – e ainda fazem todo sentido quase 100 anos depois.
Seja cortês. Trate os outros como gostaria de ser tratado. Isso é sinal de humildade e, sobretudo, respeito a si mesmo. Tenha discernimento, seja sincero em suas ações e tome decisões rápidas. Ofereça uma mão amiga. “Sua atitude deve ser a mesma na vitória e na derrota. Um desistente nunca vence, e um vencedor nunca desiste”, afirmou Napoleon Hill, cuja obra foi embasada em entrevistas que realizou, ao longo de 20 anos, com as principais 500 lideranças dos Estados Unidos, no início do século XX.
Seja um bom ouvinte. Induza o outro a falar. Isso lhe trará subsídios para o contra-argumento. Ter um aliado é sempre melhor do que uma desavença. Acredite na eterna mudança. Nada permanece igual. Independentemente de as suas experiências serem agradáveis ou não, o importante é manter o autocontrole. A flexibilidade o faz ser grato pelas bênçãos da vida. “A paciência exige um tipo peculiar de coragem, que resulta da dedicação completa a um ideal ou objetivo. Por isso, quanto mais firmemente imbuído da ideia de atingir a sua meta, mais você terá forças para superar os desafios”.
As adversidades e as experiências desagradáveis trazem em si a semente de um benefício equivalente, que pode se revelar uma bênção posteriormente. Fracasso e derrota compõem a fórmula com a qual a Natureza toca o coração dos homens, a fim de que adotemos uma posição humilde, para adquirirmos sabedoria. Esfrie a cabeça quando as quedas vierem. Esperança, desejo, crença; alimente a Fé, especialmente quando os resultados não forem os esperados. O gosto da vitória fica mais saboroso após a superação das adversidades. O primeiro milagre da vida é a lei do crescimento pela mudança.
Seja a sua beleza mais plena, opere o milagre que tanto almeja. Haja na batalha diária da melhoria contínua. Já ficou claro que não há garantias, tampouco estabilidade. Se tem algo na vida que depende única e exclusivamente de nós é: o pensamento. Daí a importância da atitude mental positiva. “Gratidão não custa nada, mas é um ótimo investimento em longo prazo”.
Artigo assinado por Marcelo Pardini, narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP – A voz do Agronegócio.
Foto: Reprodução/Freepik
E-mail: contato@agromp.com.br / Instagram: marcelopardinioficial
Leia mais artigos de Marcelo Pardini aqui