Pesquisadores revelam que cavalos conseguem reconhecer de maneira cruzada homens e mulheres

Estudo aponta que eles são capazes de similar vozes femininas a rostos de mulheres e vice-versa. Próximo passo é entender quais mecanismos ele utiliza para esse reconhecimento

Um estudo, realizado pelo pesquisador Chloé Gouyet e sua equipe, membros da Universidade de Tours, agência científica francesa CNRS, Instituto Francês do Cavalo e Equitação (IFCE), agência agrícola francesa INRAE, além da Teikyo University of Science e a Kyoto University, ambas no Japão, divulgado na revista científica Scientific Reports revelou que os cavalos conseguem identificar e diferenciar homens e mulheres de forma cruzada.

No estudo, através de vídeos, os cavalos conseguiram associar rostos femininos a vozes de mulheres e vice-versa, apontando que eles possuem habilidades de cognição social, especialmente em relação à interação com humanos.

Segundo os pesquisadores, os cavalos são capazes de discriminar os humanos com base em pistas visuais ou vocais, semelhante a muitas outras espécies domesticadas, como gatos, vacas, cachorros, porcos e ovelhas. “Parece que os cavalos não dependem apenas de uma pista fácil, como o penteado, para reconhecimento, sugerindo que o reconhecimento facial é um processo holístico”, escreveram os pesquisadores.

Em seu estudo, os pesquisadores investigaram se os cavalos são capazes de associar a voz de uma mulher com o rosto de uma mulher e a voz de um homem com o rosto de um homem. Eles basearam seu protocolo experimental em um já usado com sucesso com cavalos para explorar o reconhecimento modal cruzado de emoções humanas e o reconhecimento modal cruzado de crianças e adultos. A pesquisa foi realizada com 40 éguas com idades entre 4 e 13 anos.

Passo a passo da pesquisa

Pesquisa revela que cavalos conseguem reconhecer de maneira cruzada homens e mulheres

As sessões de teste consistiram em seis tentativas. Em cada tentativa, dois vídeos mudos foram exibidos na frente de cada cavalo simultaneamente, um em cada tela de projeção à direita e à esquerda do campo de visão frontal de cada cavalo. Um vídeo era sempre uma mulher, o outro um homem. Enquanto os vídeos eram reproduzidos, uma voz masculina ou feminina repetindo a mesma frase era transmitida de um alto-falante colocado entre as telas de projeção.

Os vídeos e vozes foram diferentes em cada uma das seis tentativas. Além disso, a voz tocada não era a voz original de uma das duas pessoas nos vídeos para evitar qualquer viés devido aos cavalos potencialmente combinarem os movimentos da boca com a voz que estavam ouvindo.

“Os resultados mostraram que os cavalos olharam significativamente mais para o vídeo congruente do que para o vídeo incongruente, sugerindo que eles são capazes de associar vozes de mulheres com rostos de mulheres e vozes de homens com rostos de homens”, afirmam.

Além disso, os cavalos eram mais propensos a olhar primeiro para o vídeo correspondente a voz. As descobertas, sugerem que os cavalos usam pistas intermodais para reconhecer humanos, segundo os pesquisadores.

Os autores disseram que mais investigações são necessárias para determinar o mecanismo utilizado além dessa capacidade de reconhecimento, pois pode ser interessante determinar quais características os cavalos usam para categorizar os humanos. “Esses resultados sugerem uma nova perspectiva que pode nos permitir entender melhor como os cavalos percebem os humanos” pontuam os pesquisadores.

Os pesquisadores disseram que investigações futuras são necessárias para determinar quais características os cavalos usam para categorizar os humanos e se eles usam pistas simples ou um processo mais holístico.

Tradução: Horse.Talk.com.nz

Fotos: Reprodução / Pixabay / Horse.Talk

Leia mais curiosidades aqui.