“Tivemos uma prova em que os resultados superaram as expectativas. Foi tudo muito acima do esperado”, comemora Nelson Rodrigues, um dos idealizadores do primeiro Desafio do Vaqueiro, competição promovida pela Associação Nacional de Working Cow Horse (ANCH) e inédita no Brasil que teve a final realizada neste último domingo (4/6) em Araçatuba (SP). O evento ainda disponibilizou mais de R$ 100 mil em prêmios para os vencedores.
Durante as provas do Desafio do Vaqueiro – que foi inspirada no World´s Greatest Horseman da National Reined Cow Horse Association (NRCHA), uma das provas que mais cresce nos EUA – os participantes tiveram que demonstrar habilidades em quatro manobras como trabalhar com o rebanho (Herd Work); as rédeas (Rein Work); o gado (Cow Work) e a guia de parada (Steer Stop). “Por isso que se chama desafio”, revela Nelson.
Os vencedores do Desafio do Vaqueiro
O grande vencedor da prova foi Rafael Paoliello, o Chifrinho, que também ganhou na Apartação e dedicou a vitória ao cavalo. “Mais do que nunca, eu preciso dar o crédito a ele que foi muito forte nas provas. Tenho familiaridade com o Laço, mas nunca tinha feito as outras três modalidades. Para isso, treinei e fui atrás de outras pessoas que pudessem me ensinar e o resultado foi surpreendente”, destaca ele.
O sentimento pelo animal também foi compartilhado por Fernando Godoy, o reservado campeão. “Participar de quatro modalidades com o mesmo cavalo é um presente. Agradeço ao proprietário e ela, a Akira, que me deu essa vitória”.
Terceiro colocado no ranking geral, Henrique Pacola, também ressaltou a conquista do seu título. “Fico muito feliz por ter ficado entre os três vencedores, ainda mais na minha área que é o Cow Work. E foi muito bom ter tido a oportunidade de experimentar outras modalidades como o Laço e a Apartação”.
Valorização
O presidente da ANCH, Roberto Rocha, destacou a realização desta primeira edição do Desafio do Vaqueiro no Brasil, chamando a atenção para a valorização e importância da participação dos cavalos sêniors. “Esses animais costumam ficar ociosos após seis anos e as pessoas não querem mantê-los em treinamento para correr em duas ou três provas por ano. Então, de certa forma, é um resgate da força deles que têm muito a mostrar ainda”, avalia ele que fez mistério sobre a próxima edição. “Muita gente ligou para o nosso escritório querendo saber sobre o campeonato e tenho certeza que no próximo ano nós vamos fazer um ainda mais espetacular”.
Nelson aproveitou para reiterar a informação de Roberto. “Eu acredito que em 2024, será uma prova no mesmo nível das realizadas nos Estados Unidos porque todos vão se preparar com antecedência que, apesar de ser ótima, exigirá do cowboy e do cavalo”, finaliza.
Outras informações sobre o Desafio do Vaqueiro podem ser conferidas no site do evento
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Colaboração Heloísa Alves
Foto: Divulgação/Heloísa Alves
Leia mais notícias aqui.