Método de desenvolvimento humano utiliza cavalos para crescimento interpessoal

Especialista em coaching e desbloqueios emocionais, Anita Parizzi utiliza cavalos em um método de desenvolvimento para pessoas que buscam bons resultados nas áreas pessoais e profissionais

Anita Parizzi cresceu cercada pelas histórias vivenciadas pelos avós de origem italiana que viviam em fazendas com cavalos no interior de São Paulo. Esse fascínio foi fundamental, inicialmente, para a criação de um método que uniu esses animais ao coaching, Hoje, este sistema abrange outras técnicas como por exemplo o desbloqueio de crenças limitantes e o olhar sistêmico para a vida e os negócios – resultado de seus estudos, suas experiências por empresas desenvolvendo projetos e pessoas na âmbito pessoal. “Os cavalos são verdadeiros espelhos que refletem os nossos medos, emoções e atitudes”, explica ela que conversou com o Portal Cavalus para contar sobre a sua trajetória, de sua paixão pelos comportamentos humanos e, claro, pelos cavalos. Confira!

Anita, conta pra gente como você resolveu entrar na área de desenvolvimento de pessoas?

Aos 16 anos já comecei a trabalhar em um escritório de advocacia e ia prestar vestibular para psicologia, porém uma empresa de consultoria empresarial me chamou e daí, resolvi fazer Administração já pensando em desenvolver as pessoas dentro das empresas. Eu já percebia que havia uma grande dificuldade nos relacionamentos interpessoais e, consequentemente, elas terem uma vida feliz no trabalho. Foquei nas disciplinas de Psicologia, Filosofia, Gestão, RH e Liderança e desenvolvi um projeto de iniciação científica sobre: Inteligência Emocional: Um diferencial competitivo nas empresas. Em uma época em que pouco se falava e se sabia sobre o assunto.

Método de desenvolvimento humano utiliza cavalos para crescimento interpessoal

Mas como surgiu a união do desenvolvimento humano com os cavalos?

Foi um fato pessoal que me levou a juntar essas duas paixões. Me mudei para Indaiatuba (SP) e continuei os meus estudos, especializações, indo trabalhar em uma empresa de consultoria empresarial. Nessa época, eu descobri dificuldades para engravidar e iniciaram os exames para descobrir o que estava acontecendo. Depois de alguns anos e muitos exames, o diagnóstico médico foi: duas trompas obstruídas, hormônios alterados, uma menopausa precoce que poderia acontecer a qualquer momento e uma FIV que não deu certo.

Então foi aí que você buscou essa junção?

Durante esse período, eu comecei uma busca não somente profissional, mas também pessoal, de autoconhecimento, de interiorização para entender tudo isso que estava acontecendo. Foi quando eu tive a ideia de juntar as duas coisas que mais me davam prazer e traziam felicidade para a minha vida, afinal era o que eu mais precisava nesse momento, para ter forças para continuar, então eu pensei em unir o coaching com cavalos.

Como foram os primeiros passos?

Iniciei uma pesquisa e descobri que naquela época não havia nada sobre o assunto no Brasil, embora fosse comum na Europa e EUA. Mesmo assim não haviam treinamentos, formações. Resolvi aprender mais sobre os cavalos e criar meu próprio método.

Anita com um grupo durante um trabalho de desenvolvimento

Você já tinha ligação com os cavalos?

Com certeza. Eu venho de uma família do campo, avós italianos, que moravam em fazendas, colonos e produtores que utilizavam o cavalo no trabalho e como transporte naquela época. Sou apaixonada por esse universo desde a infância.

Para isso, você se especializou?

Fiz os cursos de Horsemanship, Rédeas, Manejo, Equitação, Doma racional e Índia. Por meio deles, fui entendendo sobre o comportamento animal, além de conseguir associar e utilizar o cavalo para ajudar com o processo de desenvolvimento humano. Fato é que, com a minha busca sobre as minhas questões e ajudando meus clientes, após 7 anos, eu engravidei naturalmente.

Por que unir o desenvolvimento pessoal com os cavalos?

Os cavalos, por sua natureza sociável, sua sensibilidade aguçada e sua clareza de resposta aos nossos comandos podem nos ensinar muito sobre o que é liderança. Habilidades de liderança é a base para a nossa vida e negócios. Com eles, podemos testar nossa sensibilidade em identificar necessidades, respeitar e interagir com o meio, além de aprimorar a comunicação e aprender sobre a postura e o comprometimento de um verdadeiro líder. Os cavalos são verdadeiros espelhos que refletem os nossos medos, emoções e atitudes.

Como funciona o método criado por você?

Por meio de exercícios com os cavalos, que podem ser montados no chão ou até na própria cocheira, eu conduzo o cliente ou grupo, para que eles façam uma determinada tarefa junto ao cavalo. Através do que acontece nesse ambiente, eu consigo identificar a raiz do problema, o bloqueio e a emoção, e conduzo a partir daí a ressignificação da questão para que essa pessoa consiga entrar em ação. Ocorre um alinhamento entre o que se deseja e as ações estratégicas a serem realizadas a partir desse momento.

Qual o balanço que você faz do seu trabalho?

Hoje os depoimentos dos meus clientes e a minha própria história, mostra o quanto podemos crescer, encontrar meios de melhorar a nossa vida e ter melhores resultados em nossa vida e nossos negócios. Foi assim que eu e os cavalos encontramos um meio de cura emocional para a minha vida e para a vida deles.

Mais informações sobre os trabalhos de Anita Parizzi podem ser encontradas em suas redes sociais. 

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Anita Parizzi
Leia mais notícias aqui.