Um vendaval causou estragos nos estados de Oklahoma e Mississippi no último final de semana. Fortes tempestades levaram a ventos constantes de mais de 160 km/h, derrubando a energia de mais de meio milhão de pessoas.
Entre os que foram afetados pelo vendaval, tornados e granizo, estão os cavalos e os competidores do Pinto World Championship (PtHA), campeonato mundial que reúne os cavalos chamados de Pinto, programado para o Tulsa Expo Center, em Oklahoma, de 14 a 24 de junho.
Pinto é um termo que se refere ao padrão de pelagem colorido e não é o nome de uma raça específica de cavalo. Qualquer cavalo que exibe um dos vários padrões de pelagem é considerado um Pinto.
Vendaval, granizo, tornados preocuparam organizadores
O evento já tinha começado, com a disputa das primeiras categorias e seus campeões. Mas com os danos causados pelo vendaval aos serviços públicos, além de bloquear estradas, falta de energia, a organização prezou por garantir condições seguras pra todos dentro do recinto.
As provas canceladas foram remarcadas para o Color Breed Congress, em novembro.
Normalmente, muitos participantes do Pinto World Show deixam Tulsa para ir direto a Fort Worth, Texas. Os cavalos participam também do American Paint Horse Association (APHA) World Show.
O APHA World show deste ano acontece de 23 de junho a 9 de julho. Em resposta à devastação em Tulsa, a APHA permitiu que os participantes da PtHA entrassem mais cedo no Will Rogers Memorial Center.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook
Leia mais notícias internacionais aqui