Desfile a cavalo comemora o primeiro aniversário de Charles III como rei do Reino Unido

“Trooping the colour”, como é chamado o desfile a cavalo, é realizado todos os anos no mês de junho

Coroado em maio como rei do Reino Unido, Charles III realizou no último sábado (17/6), em Londres, o seu primeiro desfile de aniversário à frente das tropas britânicas montado a cavalo. Este evento, que movimenta o próprio exército nacional, com a participação de cerca de 1.400 militares, 400 músicos e 200 cavalos, é considerado uma tradição pelos britânicos e não era realizado desde 1986 quando a sua mãe, a rainha Elizabeth II, andou a cavalo pela última vez.

O desfile militar oficial, denominado “Trooping the colour”, é organizado todos os anos no mês de junho e marca os 75 anos de idade do novo rei, celebrado no dia 14 de novembro, quando é comum o monarca realizar uma outra comemoração, desta vez em particular. Vale destacar que a origem desta tradição remonta ao reinado de George II em 1748 que, mesmo tendo nascido em 30 de outubro, preferiu aproveitar o verão para festejar o seu aniversário. 

Sob um céu nublado, Charles III, seguido por seu filho William, seu irmão, o príncipe Edward e sua irmã, a princesa Anne deixaram o Palácio de Buckingham – todos montados a cavalos – para participar do desfile. Além deles, outros membros da família real britânica também marcaram presença, porém em uma carruagem, como a rainha Camilla, a princesa Catherine e seus três filhos.

Desfile pela TV 

Transmitida pela televisão, o desfile é considerado uma dos mais tradicionais da Grã-Bretanha e anualmente atrai milhares de pessoas ao redor do Palácio de Buckingham e na praça Horse Guards Parade, no centro da capital britânica. 

Participaram da marcha, a égua Juno liderando o desfile, seguida por outros três cavalos, Perseu, Atlas e Apolo, todos com nomes de figuras da mitologia grega. Os animais, que carregam tambores durante os desfiles, são os mais antigos do exército britânico, tendo o posto de major. 

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Com informações da AFP e do Estadão
Foto: David Cliff/EF

Leia mais notícias aqui.