Morando em Fort Collins, no Colorado (EUA), onde atua como doutorando no departamento de medicina esportiva e reabilitação da Colorado State University, o médico-veterinário Dr. Sandro Colla aterrissa em Campinas (SP) para falar de reabilitação global em equinos e outros assuntos durante a XXIII Convenção Anual da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), considerado o maior evento da América do Sul voltado para a Veterinária Equina e que, neste ano, será realizado entre os dias 6 e 8 de julho, em Campinas (SP).
De acordo com o Dr. Sandro, a reabilitação global consiste resumidamente em reabilitar o corpo do cavalo como um todo e não apenas na lesão principal ou mais evidente naquele momento. “Na prática envolve um exame clínico muito bem detalhado do corpo inteiro do animal, levando em consideração todo o sistema musculoesquelético, apendicular e axial, e sistema nervoso, somados aos diagnóstico por imagem. Esse conjunto de informações somadas a uma boa anamnese nos permitem estabelecer o mais adequado programa de reabilitação específico para cada animal”, explica ele.
Qualidade de vida para os cavalos
Ainda segundo o médico-veterinário, alguns métodos são utilizados para que o cavalo tenha qualidade de vida por meio deste tipo de reabilitação. “As técnicas de reabilitação envolvem o uso de aparelhos (laser, ultrassom terapêutico, campo eletromagnético, etc) e exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio, propriocepção e coordenação motora”, lista ele, acrescentando a quiropraxia, acupuntura e outras diversas terapias manuais que também podem ser adicionadas ao tratamento.
Durante a ABRAVEQ, Dr. Sandro pretende mostrar que a técnica de reabilitação global, bastante utilizada nos EUA, onde mora há 5 anos, pode fazer parte da rotina dos profissionais no Brasil. “A minha percepção considerando meus 13 anos de experiência no Brasil e 5 no exterior, é de que o conceito de reabilitação global tem sido cada vez mais difundido por aqui e tudo indica que essa tendência venha a acontecer também no nosso país”.
Dr. Sandro avalia ainda que, considerando os benefícios relacionados a velocidade e qualidade da recuperação da lesão principal são primordiais para a aplicação da técnica. “Esse tipo de reabilitação, não só aumenta as chances de um mais adequado reparo da lesão principal, como promove uma futura melhor qualidade de vida em geral para os animais tratados”.
Estar na ABRAVEQ
Para o profissional, estar na ABRAVEQ é a oportunidade para esclarecer o conceito de reabilitação global e transferir o máximo possível de conhecimento adquirido nos últimos quatro anos no Departamento de Medicina Esportiva e Reabilitação da Colorado State University, considerado um dos melhores do mundo.
Graduado em Medicina Veterinária pela Unesp-Botucatu, passando pela Residência e Mestrado na Universidade de São Paulo (USP), entre outras especializações, em sua passagem na ABRAVEQ 2023, Dr. Sandro ministrará mais sete palestras. “Na Sala de Clínica vou abordar diagnóstico por imagem da região cervical, no Fórum de Reabilitação, falaremos sobre reabilitação global e de coluna. Já, na sala Como Fazer, os temas são esteira aquática, células tronco intra-arterial, casqueamento/ferrageamento para lesões de ligamento colateral da articulação interfalangeana distal e infiltração de facetas e ramos nervosos cervicais”, conclui.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Sandro Colla
Leia mais notícias aqui.