Em sua quarta participação no Calgary Stampede, o laçador brasileiro Marcos Alan Costa foi semifinalista na modalidade Tie-Down Roping. Considerado o ‘maior espetáculo ao ar livre do planeta’, o rodeio mais importante e famoso do Canadá aconteceu de 7 a 16 de julho, em Calgary, Alberta.
Marcos Alan Costa participou da primeira turma classificatória. Nos dois primeiros dias, computou o tempo de 8s4, segunda e terceira melhores marcas respectivamente, que renderam ao laçador brasileiro a soma de US$ 10.000,00. Na terceira rodada, ele ficou com o nono tempo, 11s20.
Pela performance, o campeão mundial de Tie-Down Roping pela PRCA 2017 se classificou direto para a semifinal, no dia 16 de julho, como o segundo melhor da sua chave. Com 8s3, o sexto melhor tempo do começo da tarde de domingo, Marcos Alan Costa, que foi vice-campeão em 2021, não chegou à decisão.
O campeão do Calgary Stampede 2023 na modalidade Tie-Down Roping foi Beau Cooper, com 7s na final, levando o prêmio de 50 mil dólares canadenses.
Atuação de Marcos Alan Costa em Calgary somou ao ranking mundial da PRCA
Acontecendo desde 1912, o Calgary Stampede havia rompido em 2006 sua parceria com a PRCA – Professional Rodeo Cowboy Associaton. O problema era o formato de competições próprio que não seguia as diretrizes da associação.
Em 2020, a PRCA flexibilizou o regulamento para encaixar grandes eventos como Calgary, Houston e The American. Por esse motivo, os competidores que participam pontuam para o ranking mundial. O que foi bom para Marcos Alan.
Mesmo sem chegar à final, 70% do que ele ganhou na fase classificatória contou para a classificação geral da PRCA no Tie-Down Roping. O laçador brasileiro aumentou seus ganhos para US$ 54.635,84, mas caiu para 19° lugar.
Calgary Stampede – The Greatest Outdoor Show on Earth
O gigantesco Calgary Stampede reúne, há 111 anos, a elite do esporte mundial, em provas de Três Tambores, Tie-Down Roping, Bulldog, Bareback Riding, Sela Americana e Montaria em Touros. Além do rodeio, tem em sua programação centenas de atrações.
Após algumas mudanças no formato da competição, o rodeio em, 2023 contou com 30 competidores em cada uma das seis modalidades oficiais. E, no total, foram distribuídos mais de 1,8 milhões em prêmios. Foram convidados atletas de acordo com os rankings da PRCA e da CPRA (campeonato canadense).
Cada modalidade contou com três turmas classificatórias, em três dias cada uma. Quatro de cada turma passaram para a semifinal. A repescagem foi eliminada do programa. No último dia, houve a semifinal com 12 atletas e a final com 4 em cada modalidade.
Em 2023, além de Marcos Alan Costa no Laço Individual, apenas o tricampeão mundial Silvano Alves na Montaria em Touros representou o Brasil no evento. Silvano não passou da fase classificatória.
Resultados completos, clique aqui.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Colaboração: Abner Henrique/Rodeio SA
Crédito das fotos: Divulgação/Reprodução Facebook/Matt Cohen
Leia mais notícias internacionais aqui