Tux N’Rolls, garanhão negro que chegou ao Brasil em 2007, deixou um legado impressionante no Quarto de Milha. Ele era um cruzamento inovador entre First Down Dash e Zevis Doll- Zevi (TB) e sua campanha – estruturada nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, como também, no Laço e Vaquejada – teve resultados marcantes na história da raça.
Infelizmente, ele nos deixou precocemente – aos 24 anos – no mês de maio de 2023, devido a problemas físicos agravados pela osteoporose nos joelhos. “Tux N´Roll era um animal lindo, preto de registro nos EUA. Nasceu no ano em que foram registrados 165 mil cavalos, e, desses, cerca de 45 mil foram para a Corrida. Apenas 12 se classificaram para fazer Los Alamitos e ele foi o oitavo na final. Foi um funil muito grande que exigia do animal. Embora com uma saúde perfeita, o problema nos joelhos que se agravaram, o levou a ter uma vida precoce, fazendo com que não conseguisse mais se levantar”, conta Odilon Diniz, do B2B Ranch, proprietário do garanhão.
No entanto, sua história não acabou. Com mais de 5.800 pontos de Registro de Mérito na Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Tux N´Rolls está entre os maiores reprodutores da raça. No Ranking Geral de ganhos de todos os tempos no SGP Sistemas, ele é o 9º colocado, com uma produção que acumula mais de R$ 2.9 milhões.
Legado de Tux N’Rolls
Um de seus feitos mais notáveis foi a criação da única filha tríplice coroada da raça Quarto de Milha nos Três Tambores, B2B Lovergirl Rolls, e o Awards 2018, B2B Maximus Rolls, entre tantas outras conquistas de títulos históricos.
“Só temos boas recordações e momentos maravilhosos do Tux. Além disso, muito orgulho, muitas fotos e muita paixão. Ele era muito dócil e sou testemunha disso porque convivíamos juntos. O legado de Tux N’Rolls continuará vivo através da reserva genética que ele nos deixa, o seu sucessor, o garanhão B2B Lucius Tá Fame”, revela Odilon.
Por Verônica Formigoni/Portal Cavalus
Fotos: Álvaro Maia/BKR Fotografia
Leia mais notícias aqui.