O ‘Dia do Amigo’ celebra a amizade entre cavalos e seres humanos

Homens e cavalos vêm construindo um vínculo de amizade e confiança mútua que deve ser celebrado neste 20 de julho, Dia do Amigo

Uma data internacional criada para celebrar os amigos. Assim, o médico argentino, Enrique Ernesto Febbraro, criou o Dia do Amigo inspirado na missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969, quando os astronautas Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin caminharam na Lua pela primeira vez. De lá para cá, vários tipos de amizade vêm sendo celebradas, inclusive a dos homens com os cavalos, considerados animais inteligentes e capazes de formar vínculos emocionais com os seres humanos, especialmente quando há interações consistentes e positivas com eles.

Para falar dessa relação entre cavalos e humanos é preciso voltar no tempo, isso porque trata-se de uma história milenar quando, além de serem utilizados como meio de transporte e trabalho, também eram apreciados como animais de estimação, inclusive, participando de atividades de lazer com eles. Essa relação vem sendo baseada em uma mistura de respeito, confiança, compreensão e comunicação. 

Uma outra característica dos cavalos e que deve ser lembrada neste Dia do Amigo é que eles gostam de estar em companhia de outras criaturas, afinal, são animais de rebanho e nasceram para andar em manadas. Esse senso de coletividade os tornam perfeitos para serem exemplos de união e cooperação, logo, um parceiro perfeito para o homem.

Por serem curiosos e inteligentes, esses animais são capazes de aprender com experiências passadas e se adaptar a novas situações a partir do contato com humanos, inclusive, o treinamento para ensinar novos comandos, feito com carinho, é uma forma de criar vínculo afetivo entre ambos os lados. 

A partir de novos comportamentos instruídos por meio do contato com seres humanos, é possível, junto ao cavalo, ter momentos de lazer e brincadeiras em suas interações sociais. Um desses exemplos pode ser visto na Equoterapia, uma terapia que utiliza cavalos como parte do tratamento de pessoas com deficiências físicas, emocionais ou cognitivas. 

Homenagem no Dia do Amigo

Outro exemplo está nas competições e eventos sociais do universo equestre. É muito comum ver competidores celebrando suas vitórias e parcerias dando todo o crédito de suas boas performances na atuação dos cavalos. Um desses exemplos é da jovem Luma de Melo Bolini, competidora de Três Tambores, presente durante o Campeonato Nacional do Quarto de Milha, em Araçatuba (SP), ao lado de sua égua. “A relação com todos os animais é algo sobrenatural e quando fico alguns dias sem vê-los, eu fico nervosa e estressada. Eles são meu ponto de paz e equilíbrio. São tudo pra mim. Sem dúvidas, são meus melhores amigos”, conta ela enquanto acarinha a amiga.

Luma celebra o Dia do Amigo ao lado de sua égua

Ter um cavalo como amigo faz lembrar o quão é fundamental tratar esses animais com respeito, fornecer cuidados adequados, garantir o seu bem-estar, além de usar métodos de treinamento positivos e gentis. Os cavalos são seres sencientes, ou seja, eles têm a capacidade de experimentar sensações e emoções, sentir e ter consciência de si mesmos e do mundo ao seu redor. 

Para uma amizade sincera e bonita, é importante ter uma abordagem calma e paciente construída por meio da confiança e da empatia mútua. É por essas e outras que seres humanos e cavalos precisam e devem comemorar neste 20 de julho, o Dia do Amigo.

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Jean Vasconcelos/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.