Alan de Souza foi coroado campeão do PBR Challenger Series 2023 diante de uma arquibancada lotada e ingressos esgotados. A final do campeonato da divisão de acesso da PBR – Professional Bull Riders aconteceu dia 19 de outubro, no famoso South Point Hotel, Casino & Spa, em Las Vegas, após 63 etapas disputadas.
Todo mundo sabia que o título ficaria entre Alan de Souza e John Crimber. Eles eram os únicos que poderiam sagrar-se campeões da temporada de acordo com o ranking.
Alan, de Taubaté/SP, liderou durante quase todo o campeonato, que começou em maio. John, filho do ex-competidor Paulo Crimber, estreou meteoricamente como profissional em agosto. A diferença entre eles era de apenas 76,33 pontos.
Quando as montarias começaram, os 40 melhores do ranking em ação, João tirou um pouco da vantagem ao ganhar a primeira rodada, 89 pontos em Huckleberry, enquanto Alan caiu com 6s29 de Blown Away. Desse modo, só o jovem novato montou na rodada decisiva, com dez competidores, e a virada parecia estar próxima.
Considerado o novo fenômeno da PBR, aos 18 anos, João acabou caindo de Baby Huey aos 4s3, deixando a fivela nas mãos do amigo Alan. Uma diferença de 27,33 pontos: 1.116,33 pontos de Alan contra 1.089,00 pontos de John, que terminou a etapa final em quarto lugar.
Challenger Series 2023: outros resultados
Os brasileiros Sandro Batista e Ednei Caminhas foram terceiro e quarto colocados, respectivamente, no ranking geral final. Na etapa, Sandro terminou em terceiro, com duas paradas (75.5 pontos e 89 pontos). Ednei montou, mas não teve sucesso nos 8 segundos.
Importante lembrar que a divisão de acesso da PBR nessa metade da temporada, considera os pontos do Challenger Global, ranking internacional da entidade. Além das etapas do Challenger Series, também contam os pontos dos eventos da PBR no Brasil, Austrália e Canadá.
O paulista Alan de Souza venceu seis etapas nessa temporada do Challenger Series e ficou no Top 5 em outras nove. Do outro lado, John, que completou 18 anos em agosto e começou a montar como profissional venceu nada menos que nove etapas em dez semanas.
Além dos títulos da temporada e da etapa, também estavam em jogo cinco vagas para as quatro primeiras etapas da Unleash The Beast, a divisão principal da PBR que retorna no próximo mês.
Os dois líderes estavam matematicamente classificados, então Alan e John ocuparam duas vagas. As outras três ficaram com o campeão mundial da PBR de 2002 Ednei Caminhas, Dakota Buttar e Conner Halverson, todos por conta de suas colocações no Challenger Global. Sandro Batista entrou também, mas pelo PBR Team Series.
As emoções da PBR em Las Vegas continuam de 20 a 22 de outubro, com a decisão do 2023 PBR Teams Championship, na T-Mobile Arena. Mais brasileiros na arena e duelos emocionantes estão por vir. Fique por dentro no pbr.com e no instagram.com/rodeiosa.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Colaboração: Abner Henrique
Crédito das fotos: André Silva/Bull Stock Media/Cortesia PBR
Leia mais notícias internacionais aqui