Breakaway Roping combina o charme e a força da mulher laçadora dentro e fora das pistas

Modalidade segue crescendo no Brasil, ganhando novas competidoras e mais espaço em rodeios

A cada ano que passa, vemos uma crescente no Breakaway, uma modalidade que reúne a beleza e a força de mulheres laçadoras. Em 2023, no Campeonato Nacional do Quarto de Milha, a modalidade apresentou um crescimento de 8% em comparação com o mesmo evento de 2022.

Breakaway

De acordo com Anália Fonseca, entusiasta do Breakaway, o Laço, em geral, deu um ‘boom’. “Muitas provas e novos formatos de campeonatos acabaram impulsionando o Breakaway, e o rodeio tem sido um grande parceiro neste ano. Rodeios como Jacareí, Cláudio, Maripá, Barretos, entre outros foram fatores importantes para o crescimento e procura das competidoras”, explica.

Para ela, isso tem movimentado bastante o meio, as competidoras têm investido pesado não só em compras de animais, mas também em contratação de profissionais. “Hoje muitos Centros de Treinamentos já incluíram o Breakaway, e cada vez mais crianças têm aderido à modalidade”.

Divulgação/Miguel Oliveira

Para Anália, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM e a Associação Nacional de Laço Individual – ANLI têm incentivado bastante para o crescimento da modalidade, proporcionando premiações atrativas com valores que chamam atenção, além de estarem sempre abertos às solicitações que vão surgindo diante das necessidades de cada evento. “Acredito que esse ano foi muito favorável em todos os sentidos”, finaliza.

Por Heloisa Alves/Revista Roper’s Sports
Fotos: Divulgação/Rodolfo Lesse

Leia mais notícias aqui.