O laçador brasileiro Junior Nogueira, após três rodadas, é o nono colocado na soma de tempos do Team Roping na National Finals Rodeo 2023. Ao lado do seu parceiro Kaleb Driggers, o bicampeão mundial de Laço Pé tem duas laçadas válidas em três tentativas, somando 9s10 (4s60 e 4s50).
A boa notícia, no momento, é que nas duas primeiras rodadas Juninho entrou na zona de premiação, somando $18,077 para o ranking mundial. Faltam sete rounds e muito para acontecer até a decisão. Então, esse SAT não o tira da briga por seu terceiro título mundial.
Chances de Junior Nogueira
No cenário atual, seis duplas estão com 100% de aproveitamento. Entre eles Wesley Thorp, adversário direto de Junior Nogueira, líder do ranking de Laço Pé. O brasileiro entrou nessa NFR como o segundo melhor do mundo.
Outras seis duplas têm duas laçadas em três, embolando a ‘briga’ pelo título do evento. Entre eles, além de Juninho, Jake Long, o terceiro do ranking. Mas com a vantagem de ter uma soma menor, 8s.
Importante destacar que para ter chances de título, é necessário que Junior Nogueira se mantenha sempre entre os seis melhores a cada rodada e entre os oito melhores na soma geral. Em uma análise do Team Roping Journal, se a NFR acabasse agora, ele seria o campeão.
Contudo, após três rodadas, o título está em aberto. A final do Team Roping 2023 é uma das mais acirradas dos últimos tempos, visto que a diferença entre os concorrentes é bem pequena. Acompanhe round a round os resultados em todas as modalidades clicando aqui.
A NFR
A 65ª edição da final mundial da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Associaton começou com um dia de atraso por respeito ao atentado ocorrido no dia 6 de dezembro, no campus da UNLV, 400 metros do Thomas & Mack Center, em Las Vegas.
Os organizadores optaram, portanto, pela realização de uma rodada extra no dia 13, mantendo as dez rodadas tradicionais da NFR, apenas sendo realizadas em nove dias, excepcionalmente.
De 8 a 16 de dezembro, 120 atletas classificados em oito modalidades – Três Tambores, Team Roping (Pé e Cabeça), Tie-Down Roping, Bulldog, Touro, Bareback Riding e Sela Americana – disputam os prêmios e os títulos mundiais.
- US$ 14.950.451,00 é a premiação total para os dez dias de rodeio ($11,5 milhões para os competidores e $3,4 milhões para os tropeiros); os finalistas recebem US$ 10.000,00 pela classificação;
- Cada rodada premia do primeiro ao sexto lugares – por ordem de tempos ou notas ($99,053 por modalidade); somados dez tempos/dez notas de cada finalista, tem-se a ordem final da etapa, o average, e de acordo com a classificação, do primeiro ao oitavo lugares recebem premiação em dinheiro ($297,159 por modalidade);
- Os campeões mundiais são aqueles que tiverem o maior número de ganhos contando o que somaram na temporada regular e na NFR;
- A NFR tem um formato de dez rounds em dez dias consecutivos. Ao final, são revelados dois campeões por modalidade: o campeão mundial e o campeão do evento;
- Junior Nogueira faz sua 10ª NFR consecutiva; ele já detém os títulos: Rookie of the Year (2014); campeão mundial All-Around (2016); quatro vezes seguidas vice-campeão no Laço Pé (2016-2019); bicampeão mundial (2021-22).
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Arquivo PRCA/Clay Guardipee
Leia mais notícias internacionais aqui