Saúde & Bem-estar

Saiba quais são os cuidados necessários com a higiene do cavalo

Os cuidados com a higiene do cavalo são de extrema importância para garantir a saúde e o bem-estar animal

Publicado

⠀em

Saiba quais são os cuidados necessários com a higiene do cavalo

A saúde e o bem-estar do seu cavalo começa logo quando ele nasce, e os cuidados com a higiene do seu animal são de extrema importância para o bem-estar e a saúde dele. O primeiro passo é a limpeza do animal, já que na primavera e no outono os cavalos mudam de pelo. A maioria deles têm pelo curto e fácil de tratar. No entanto, não deve descuidar o tratamento diário do pelo do seu cavalo.

Cuidados com o pelo

O pelo do cavalo deve ser escovado antes de ser montado e no regresso deve ser alvo de uma limpeza cuidadosa. Além disso, cuidados mais específicos só são necessários na altura da mudança do pelo. A escovagem regular e intensiva, com uma escova de borracha, ao longo do ano e a utilização de uma escova especial para a altura da mudança de pelo é o suficiente para manter o pelo do seu cavalo limpo e saudável. Os cavalos que cujo pelo seja mais longo e difícil de cuidar podem ser tosquiados. Assim, o suor do cavalo seca mais rapidamente. No entanto, durante invernos rigorosos estes cavalos ficam mais desprotegidos e podem apanhar constipações. Por isso, não se esqueça de lhe pôr a sua manta.

Cuidados com a crina

De acordo com as características do pelo, os cuidados com a crina e a cauda podem trazer grandes desafios. Assim, é aconselhável escová-los regularmente. A utilização de sprays e loções específicas para crinas é também uma boa ajuda. No caso de cavalos com crinas de pelos longos e finos pode ser útil fazer tranças para que os pelos sensíveis da crina não criem nós e tenham de ser cortados.

Cuidados com os cascos

Os cascos devem ser raspados regularmente e sempre antes e depois de o cavalo ser montado. Mas, por outro lado, não é necessário administrar óleos ou outros produtos aos cascos. A estrutura dos cascos é permeável à água e ao ar e, por isso, em cavalos saudáveis, a humidade dos cascos autorregula-se sem ser necessário que o dono intervenha. É de sublinhar que o excesso de gordura nos cascos pode obstruir os poros e reduzir a permeabilidade da taipa. Existem obviamente exceções. Por exemplo, cavalos que passam muito tempo na box beneficiam com a administração de produtos oleosos nos cascos. Pois estes produtos reduzem o impacto negativo que a urina tem nos cascos.

Diretamente acima dos cascos encontra-se a quartela. Esta zona peluda é especialmente propensa a desenvolver dermatites e inflamações causadas por fungos. O tratamento inclui a lavagem regular da zona infetada e a administração de pomadas e sprays específicos. A perna deve ser observada regularmente para verificar se surgem feridas ou inchaços.

Fonte: Zooplus Magazine
Fotos: Reprodução/Pixabay

Leia mais notícias aqui.

WordPress Ads
WordPress Ads