Dia do Atleta Profissional é comemorado neste sábado (10)

Em todo tipo de esporte há quem atue como profissional, nas competições equestres isso não é diferente

Neste sábado (10), é comemorado o Dia do Atleta Profissional, que homenageia todos as pessoas que lutam constantemente para superar os limites do próprio corpo.

Para ser um grande atleta profissional, não basta apenas ser bom em uma atividade física, é necessário ter muita garra e determinação. Os treinos constantes, a rotina pesada, poucos locais para treino e a falta de investimentos e patrocínio na área são apenas alguns dos desafios enfrentadas pelos futuros atletas.

Vale lembrar que a pessoa que pratica os esportes equestres de forma profissional também se encaixa nessa comemoração, já que muitos desses profissionais seguem uma rotina para ter um bom desempenho em pista, como é o caso da amazona Caroline Rugolo.

Com tapete vermelho e entrega de estatuetas, ‘Oscar do Cavalo’ ocorre dia 19/02 em SP

A atleta do Haras Raphaela é competidora de Três Tambores, sendo considerada uma referência na modalidade e no meio do cavalo. Neste ano, a amazona será, mais uma vez, condecorada na principal premiação do segmento, o ABQM Awards, como a melhor amazona do último ano hípico.

Para ela, é importante ter um bom preparo físico. “Além dos treinos pré-prova com os cavalos, tenho também o meu treino físico acompanhado de um personal todos dias, faço tanto a parte do cardio quanto da musculação, tudo voltado para o cavalo”, explica Carol. Ela ainda destaca que tem um acompanhamento com três nutrólogos para melhorar ainda mais o seu desempenho.

Dia do Atleta Profissional

Os atletas existem há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de “ganhar a vida” aconteceu nos Jogos Olímpicos antigos (os que inspiraram as Olimpíadas modernas, criadas em 1896). Inicialmente os jogos aconteciam em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram “patrocinados” por pessoas para treinarem a tempo integral.

Com as Olimpíadas se tornando mais importantes em cada edição, e com a subida de popularidade de vários esportes, como o futebol no Brasil, por exemplo, o atleta como um profissional pago passou a ser muito mais comum.

Entretanto, foi só em março de 1998 que o desporto pode ser considerado uma prática profissional, de acordo com a lei nº 9.615.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (com informações do site Calendarr)
Fotos: Divulgação/Liliane Toledo

Leia mais notícias aqui.