Competição é uma das mais importantes da temporada da Apartação e tem duração de três semanas
O Will Rogers Memorial Center recebe mais uma vez os melhores cavalos e cavaleiros da modalidade Apartação. As provas em Fort Worth, Texas, estão acontecendo desde o dia 29 de março e terminam somente no dia 22 de abril. Com promoção e organização da National Cutting Horse Assotiacion, o Super Stakes é para cavalos de quatro anos hípicos e o Super Stakes Classic para animais de cinco e seis anos hípicos.

Os primeiros dias de evento ficaram reservados para o Super Stakes Classic Open. Os profissionais passaram por três dias de classificatórias, 181 cavalos, dois para a primeira passada e um para a segunda, e a final aconteceu dia 1° de abril, domingo de Páscoa. Com Stevie Rey Von em seu plantel, o Fults Ranch Ltd. provou que não está para baixo após a venda de Metallic Cat. Alvin e Becky Fults admitiram que Metallic Cat, produtor de 18 milhões de dólares pelo Equi-Stat, foi um achado incrível, mas parece que Stevie Rey Von, filho do garanhão premiado, poderá ganhar seu lugar como chefe da reprodução no rancho do casal.

Em menos de dois meses, o animal se entrosou bem com seu novo treinador, o premiado Beau Galyean, ganhador de mais de US$ 3 milhões segundo o Equi-Stat, e foram da quinta colocação na categoria Classic/Challenge Open do Arbuckle Mountain Futurity, à vitória no The Cattlemen ao marcarem dor 228 e agora a uma nova marca, com o recorde de nota do Super Stakes – 231, para vencerem a Classic Open. A capacidade atlética e cow sense de Stevie ficaram evidentes nessa prova sensacional que fez. O garanhão já tem um troféu importante no currículo, campeão NCHA Open Futurity 2018 apresentado por Ed Dufurrena.
Kattalyst, também filha de Metallic Cat, foi a reservada campeã nessa categoria, apresentada por Adan Banuelos, com a nota 226. O título estava nas mãos desse conjunto quando Galyean entrou em pista com Stevie. “A nota de Adan era muito boa e sabia que tinha cavalo para superá-la, então puxei tudo que Stevie tinha e marcamos essa excepcional nota”, contou Beau.
Dias depois, 4 de abril, foi a vez da final do Super Stakes Classic Limited Open, entre oito cavalos, após uma classificatória de dois dias, com o total de 36 animais. Mesmo com poucos cavalos nessa final, sobrou talento entre os apresentadores. Reyefied e Brent Erickson ficaram no topo quando marcaram 221 pontos no segundo empate. “Não estava com expectativas altas em relação a essa prova, queria fazer uma boa passada, e aconteceu”, disse Erickson após seu primeiro título de Super Stakes.

Reyefied, filho de Dual Rey, já aos três anos de idade se mostrou uma promessa, quando ganhou o Futurity Open 2016 da Utah Cutting Horse Association. Mas uma EPM o deixou incapaz de competir a maior parte do seu ano para provas de quatro anos hípicos. “É muito empolgante vê-lo começar a voltar para a sua velha forma, como sabíamos que ele poderia ser”, disse Erickson.
O segundo lugar nesta categoria foi de One Sneaky Bluegrass (Bluegrass Cat x Squeaky Boon), apresentado por Eric Magby com a nota 219. O brasileiro Armando Costa Neto, que reside nos Estados Unidos, apresentou Watch Me Nae Nae na Open, mas não classificou para a final.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: QuarterHorseNews