Bruna Tedesco Cortelini e a sua paixão pelo cavalo e pela modalidade de Três Tambores

Hoje, Bruna tem o seu próprio centro de treinamento e busca transformar os sonhos dos competidores amadores em uma realidade

Nascida em Chapecó (SC), Bruna Tedesco Cortelini vem trilhando um caminho promissor nos Três Tambores, que começou quando ainda criança. “Quando tinha uns 3 anos, mais ou menos, tinha muita convivência com adultos e minha mãe falava que era muito adulto para a minha idade, foi então que ela me colocou em uma escola de equitação em Chapecó, onde tinha muitas crianças para eu conviver”.

Bruna Tedesco no meio do cavalo

Bruna conta que ficou no Haras Horse Clube HCS até os seis anos de idade praticando o Hipismo Clássico, logo em seguida, ela conheceu os Três Tambores e as Seis Balizas, onde ela segue até hoje.

Sobre sua trajetória, a treinadora comenta que sempre foi ‘tocadora’, mas que sua família nunca teve dinheiro para ter bons cavalos. E entre suas dificuldades, ela aponta que no começo não foi fácil. “Sempre adorei e fui muito disciplinada treinando. Ser profissional sendo jovem e mulher nunca foi uma coisa que me incomodou, mas hoje vejo que foi sim um obstáculo”.

Bruna Tedesco destaca que os proprietários confiarem nela, acreditarem que ela seria capaz de pegar essa responsabilidade e ter um bom resultado foi e ainda é um desafio. “Mudei o rumo da minha história. Mudei a forma que eu estava levando o meu treinamento”.

Atualmente, Bruna tem o seu próprio centro de treinamento, o CT Bruna Tedesco, que está localizado em Itatiba (SP), local que ela comanda junto com o seu assistente Luan, onde eles treinam e preparam cavalos e competidores amadores para competições.

A treinadora, que tem como foco o trabalho com amadores, destaca que esse é um meio que precisa de mais atenção, já que são os amadores que movem o meio equestre. “São os amadores que bancam e compram cavalos e mesmo assim a carência de treinadores e centros de treinamentos específicos para essa categoria é muito grande”.

Falando um pouco sobre o mercado de Três Tambores e o motivo de ser treinadora, Bruna Tedesco destaca que a modalidade tem um mercado muito amplo, que abrange muita gente. “Hoje temos nesse mercado, amadores que querem se superar, superar medos, limitações, e tem gente que quer ganhar e ser o melhor. O interessante disso tudo é que se você for um bom profissional, consegue proporcionar muita coisa boa para diferentes gostos. Poder proporcionar isso para as pessoas é incrível, ver a alegria e realização por cada etapa vencida é muito satisfatório”.

Ainda falando dos amadores, Bruna destaca que um dos seus sonhos é transformar os sonhos dos amadores em realidade. “Foi por isso que me tornei uma treinadora de amadores”.

Para ela, é muito desafiador, mas a sensação de ter um competidor amador, que foi treinado por ela, vencendo é melhor do que se ela mesmo tivesse corrido e ganhado.

Mas além dessas experiências, Bruna Tedesco coleciona títulos como competidora, sendo Campeã Mundial, 14 vezes campeã pela ABQM, Campeã Paulista, Campeã Paranaense, Pentacampeã Catarinense, Recordista Nacional de Três Tambores em 2003 e Recordista Nacional de Três Tambores no Potro do Futuro em 2007. E, para ela, o cavalo foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida.

“Ele me proporciona felicidade, sustento e experiências que eu nunca imaginei viver, como conhecer outros países, culturas e pessoas incríveis que vou levar para vida. Acredito que o cavalo me levou para mais longe do que eu imaginava. Hoje tenho uma bagagem de conhecimentos que talvez uma faculdade não teria me dado”.

Sobre o futuro, Bruna diz que se imagina com estabilidade financeira e já ter quitado a sua terra. “Que eu consiga ter férias todo ano, ter uma cobertura para parar de trabalhar no sol e na chuva, que eu seja uma treinadora respeitada e que seja uma referência, e é claro, que meus alunos e clientes tenham o sucesso que tanto almejam”.

Por fim, a treinadora fala sobre a sua inspiração, que é a sua mãe. Ela acredita em mim sempre. Todo dia, independente de qualquer coisa. Meu sonho é um dia ter certeza das coisas assim como ela tem e acredita”.

Por: Heloisa Alves/Revista Tambor & Baliza
Imagens: Arquivo Pessoal/Bruna Tedesco

Veja mais notícias no portal Cavalus