Depois de diversas etapas credenciadoras, 215 duplas buscam o lugar no pódio na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS), na Final Nacional de Paleteadas. A prova ocorre entre os dias 7 e 12 de outubro e tem os competidores divididos em Força A, com 155 duplas e Força B, com 55 duplas, sendo esta mais dedicada a quem está iniciando na modalidade e para as famílias que desejam competir juntas.
Diferente do que é visto na prova de Campo do Freio de Ouro, Paleteada Nacional não é uma prova em que os ginetes competem entre si, mas formam um conjunto, uma dupla enquanto tentam dominar o gado que corre em pista. Nesta modalidade, as duplas concorrem com outras duplas. A prova também tem a particularidade para a categoria Força A: a inclusão de fardos que afunilam o traçado da pista. Já na força B, não há o retorno das duplas com o gado, a chamada retomada, apenas a corrida de ida até o final da demarcação da pista.
O coordenador da subcomissão de Paleteadas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Aidro Vieira, explica outra diferença entre a paleteada do Freio e a da Paleteada Nacional, que é a força despendida sobre o gado, que no Freio pode ser menor até mesmo por não ter os fardos, e por serem competidores que não treinam juntos e cavalos de diferentes características. “E na Paleteada Nacional os ginetes já treinam juntos e conhecem muito bem seus conjuntos. Os cavalos que formam a dupla já são escolhidos por suas características para que se tenha um conjunto mais competitivo, levando em consideração postura e intensidade de força dos animais no bovino. É uma prova onde os animais fazem mais força no bovino durante a condução e, quanto mais tu tirares a velocidade do bovino e dominá-lo , maior será tua nota, sempre levando em conta as reações dos cavalos durante a corrida”, detalha Vieira
Este ano, além das 150 duplas selecionadas na classificatória de Paleteadas, haverá mais uma chance de correr a final. São os playoffs, ou seja, uma repescagem para que duplas que não atingiram a pontuação, possam tentar ingressar na Final Nacional dentro das dez vagas extras na Força A e cinco na Força B. Já quanto às avaliações, a ABCCC divulgou que a Força A ficará a cargo das duplas de jurados Cleir Brandolt Fagundes e Filipe Lisboa, além de Renato Dotto Gonçalves Filho e Santiago Duglio Schiavo. Na Força B e no novo formato de playoffs, Augusto da Luz Machado e Rafael Geiss Terra serão os responsáveis por levantar as placas de avaliação. O evento contará com a supervisão do técnico Rodrigo Rodrigues Teixeira.
Confira a programação da Final Nacional de Paleteadas
09 de Outubro de 2024 (Quarta-feira)
14h – Início do Playoff (6 corridas)
10 de Outubro de 2024 (Quinta-feira)
08h30min – Início da Paleteada Força A (6 corridas) – 50% das duplas da Força A (Mais 5 duplas do Playoff)
Sequência – Intervalo
Sequência – Continuação da Paleteada Força A
Sequência – Início da Paleteada Força B (6 corridas) – 50% das duplas da Força B (Mais 5 duplas do Playoff)
11 de Outubro de 2024 (Sexta-feira)
08h30min – Início da Paleteada Força A (6 corridas) – 50% das duplas da Força A (Mais 5 duplas do Playoff)
Sequência – Intervalo
Sequência – Continuação da Paleteada Força A
Sequência – Início da Paleteada Força B (6 corridas) – 50% das duplas da Força B (Mais 5 duplas do PlayOff)
12 de Outubro de 2024 (Sábado)
08h30min – Fase Final Paleteada Força B
14h – Fase Final da Paleteada Força A
Sequência – Entrega de Prêmios
Por: Assessoria de Imprensa/ABCCC
Foto: Divulgação/Maurício Vinhas
Leia mais notícias aqui.