Após três etapas, devido uma delas ter sido cancelada pelo mau tempo, o Núcleo Paulista de Apartação encerrou mais um campeonato
Ken MockAs provas pelos campeonatos regionais da Associação Nacional do Cavalo de Apartação acompanham o ano hípico, ou seja, de julho a junho é o período para a realização das etapas. No caso do Campeonato Paulista de Apartação, temporada 2017/2018, foram programadas quatro etapas, mas somente três foram realizadas.
A primeira aconteceu em agosto de 2017, na Fazenda Berrante, em Assis, e a segunda em setembro, no mesmo local. A terceira, marcada para março de 2018, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente, teve que ser cancelada após um temporal destruir as estruturas de baias e afins, montadas para a prova. O encerramento do campeonato aconteceu então nos dias 6 e 7 de abril, novamente em Assis, na Fazenda Berrante.
Kitty Can ReyciousA Associação computou um total de 444 inscritos e mais de R$ 75 mil em prêmios nesta temporada do Paulista. Números que poderiam ser maiores, caso a terceira etapa não tivesse sido cancelada. “A ANCA se sente imensamente feliz por realizar mais um Campeonato Paulista com sucesso. Temos grandes competidores e cavalos no Estado e recebemos sempre uma adesão fantásticas de todos os envolvidos na modalidade”, comenta Filipe Rezende Barbosa, presidente da ANCA.
Cavalos e cavaleiros eleitos campeões Paulistas estão classificados para o Campeonato Nacional ANCA 2018, que acontece de 27 de junho a 1° de julho, na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal. Para as categorias Abertas, o ranking conta em nome do cavalo, e para as categorias de proprietários, o ranking conta em nome do cavaleiro.
Olavo Coutinho NogueiraForam campeões Paulista em 2018 pela ANCA: Aberta Júnior – Kitty Can Reycious; Aberta Classic – Chula This Dual; Aberta Livre – Boon A Pepto; Aberta Limitada – Sweet Guns; Non Pro – Olavo Coutinho Nogueira; Amador – Olavo Coutinho Nogueira; Master – Paulo Antonio Guedes de Azevedo Sampaio; Principiante – Harry de Lima Franco Junior. E ainda, ficaram em segundo lugar nesta temporada: Aberta Júnior – Sweet Cat Talisman; Aberta Livre – Roxy Roan; Aberta Classic – Acre Rebelde e My First Dual; Aberta Limitada – Metallic Pep; Non Pro – Filipe Rezende Barbosa; Amador – Eduardo Hernandez Ferro; Master – Harry de Lima Franco Junior e Principiante – Marcelo Correia dos Santos.
Luis Fernando Taboga e Chula This DualO encerramento da temporada se deu com muita festa. Nos dias 6 e 7 de abril os competidores e seus cavalos foram até Assis e a ANCA registrou 116 inscrições, concorrendo a R$ 20.000,00 de premiação em dinheiro. O evento foi julgado por Ken Mock, juiz AAAA da NCHA. Em sua primeira vez julgando no Brasil, Mock achou os cavalos muito bons e que os treinadores estão fazendo um bom trabalho. “Parece que todo mundo quer aprender e melhorar. No geral parece que os Amadores e Non Pros se divertiram, para mim isso é a chave para manter eles indo nas provas”.
Pódio da AmadorRodrigo Taboga e Hy Bet subiram ao pódio mais uma vez, vencedores da Aberta Junior. Na Aberta Classic, mais família Taboga no pódio, com Luis Fernando campeão ao montar Chula This Dual. Para a Aberta Livre, vitória de Serginho Araujo com One Time Faye. Rafael Cason apresentou Metallic Pep para a vitória na Aberta Limitada. Competindo em casa e confirmando o título de reservado campeão paulista, Filipe Rezende Barbosa foi o campeão da Non Pro com Tiana Rey. Flavio de Vuono Junior apresentou Naomi Yer A Reys para ficar com o título da Amador. Seu tio, Paulo Antonio Guedes de Azevedo Sampaio, foi o campeão da Master, com TR Tina Tummys. Fechando a galeria de campeões, no Principiante deu Marcelo Correia dos Santos com Tiana Rey.
Por Luciana Omena
Fotos: Adilson Silva/Foto Perigo