Julgamento de animais da raça visando a Nacional da Morfologia na Expointer aconteceram em três Estados simultaneamente
Uma das paradas do Cavalo Crioulo no final de semana, de 12 a 14 de abril, foi Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Com 73 animais confirmados na admissão técnica e muitas informações para trocar com os criadores da região, as atividades começaram pela Mesa Redonda promovida pela Comissão Jovem da ABCCC e finalizaram com a entrega de prêmios aos melhores da seletiva.
Hembra Linda do Mako. Foto: Fagner AlmeidaA mostra morfológica levou todos ao Parque de Exposições Laucídio Coelho, onde acontece até dia 22 a Expogrande, uma das mais prestigiadas feiras equestres do País. Ao entrarem em pista, as éguas competidoras mostraram uma grande homogeneidade nas filas. Diferente dos machos, que apresentaram características distintas. Mas os jurados conseguiram definir as oito fêmeas e os oito machos passaporteados à Morfologia da Expointer. A escolhida como Melhor Exemplar da Raça foi Hembra Linda do Mako, égua de propriedade da Cabanha Don Diló, do Rio de Janeiro. Nos machos, a conformidade de Farrapo II do Barrozo foi o que agradou a todos.
Farrapo II do Barrozo. Foto: Fagner AlmeidaPara o analista de expansão, Lucas Lau, que acompanha de perto a trajetória da raça e dos que criadores que a cultivam, há uma evolução significativa na criação do Mato Grosso do Sul e também uma satisfação muito grande apresentada por eles. Opinião compartilhada pelo vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Júnior, que representou a diretoria na Exposição e participa ativamente há seis anos da seletiva. “Hoje já encontramos em pista animais já nascidos aqui no MS e com a marca dessas pessoas. Isso é muito importante para a nossa raça”, salientou.
Pelotas, no Rio Grande do Sul, é parada obrigatória no circuito de Exposições Passaporte da raça Crioula. E se tem uma palavra que define a pista do município gaúcho, essa palavra é tradição. As 45 edições da seletiva realizada pelo Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, completadas nestes dias 14 e 15 de abril, provam que há muito tempo a cidade vem selecionando fortes candidatos rumo à Morfologia da Expointer. Desta vez, a decisão veio da avaliação de um grupo de 70 animais (mais 17 incentivo), dentro do qual foram elencados os oito (quatro de cada naipe) que melhor representam a força do Sul do Estado na grande decisão.
JA Padroeira. Foto: Leandro VieiraO cenário foi a pista do Parque Ildefonso Simões Lopes, dentro da Associação Rural de Pelotas, um local cheio de história. Os exemplares mais jovens chamaram a atenção do jurado Jorge Rosas Demiate Júnior. Sobre os grandes campeões, a impressão não poderia ser melhor. “Os dois animais novos, de muita qualidade racial, muito adorno, muito selo. A potranca (Melhor Exemplar) diferenciada, que caminha com muita facilidade, impressiona a entrada dela na pista por beleza e por feminilidade”, comentou.
Semblante Mapocho. Foto: Leandro VieiraNas fêmeas, a Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã foi JA Padroeira, de propriedade da tradicional Cabanha Santa Edwiges, já acostumados a garantir seus animais na Expointer através da prova de Pelotas. Nos machos, Semblante Mapocho foi o Grande Campeão. Orgulho para o criatório, a Cabanha Mapocho, e também para o Condomínio Semblante, que fez a aposta certeira e adquiriu o potranco em um leilão recente onde o zaino foi destaque
Ercato Guadalupe. Foto: Felipe UlbrichA quarta Exposição Passaporte definiu seus campeões para disputar a Nacional da Morfologia na Expointer 2018. O evento ocorreu durante a Expolondrina e foi organizado pelo Núcleo local com o apoio da ABCCC. A feira é considerada essencial para a divulgação do Cavalo Crioulo especialmente pelo fato de dividir espaço com outras raças de equinos e também de bovinos. No dia 14 de abril, os animais entraram em pista para a primeira etapa do julgamento. A avaliação dos 66 cavalos confirmados ficou sob responsabilidade de Francisco Kessler Fleck, jurado com mais de duas décadas de experiência com o Cavalo Crioulo. Para o vice-presidente de Núcleos da ABCCC, Fabrício Rossato, é muito importante a raça estar em uma feira como a Expolondrina, uma das maiores feiras da América Latina.
Dartagnan do Purunã. Foto: Felipe UlbrichNo final, o título ficou com o cavalo Dartagnan do Purunã, que levou o prêmio de melhor exemplar da raça. O cavalo é de propriedade da Cabanha Mayer, de Balsa Nova/PR. Nas fêmeas, a grande vencedora da Exposição Passaporte de Londrina foi a égua Ercato Guadalupe, da Fazenda Capão Bonito, do município de Guarapuava/PR. Ao todo, quatro fêmeas e quatro machos garantiram sua ida à Expointer. Para os presentes, foi percebido um crescimento muito grande nos últimos anos nessa região de expansão, criadores motivados, o Núcleo motivado e sempre empenhado para organizar os eventos da melhor maneira possível.
Lista completa de todos os classificados no site oficial da ABCCC.
Colaboração: Assessoria de Imprensa