Keyla Polizello Costa encerrou, de fato, a temporada 2025 da PRCA – Profssional Rodeo Cowbys Association / WPRA – Women’s Professionals Rodeo Association com um terceiro lugar na média, durante a final do Texas Circuit, que aconteceu em Waco, de 7 a 10 de outubro. A amazona brasileira somou 64s20 cinco rodadas, com direito a um terceiro lugar no segundo round (15s81). Ao todo, ganhou quase $ 4 mil em prêmios por sua performance.
“Confie no Senhor Deus de todo o seu coração.” Essa frase começou o post de agradecimento que ela fez em sua página no instagram @keylapolizelo. “Foi uma semana muito abençoada pelas mãos do SENHOR. El Líder Zorrero (El Shady Zorrero). Que coração esse cavalo teve nesses 4 dias de competição. Queria agradecer ao meu esposo, meu companheiro, meu amor, por tudo, eu te amo além da vida. Obrigado @danielmoreiralopes, por cuidar tanto deste cavalo por nos, muita gratidão. Parabéns a todas finalistas por chegarem a uma final tão disputada. Aos meus parceiros, por todo o apoio e carinho”.
Todo participante da PRCA pertence a um circuito e faz parte do calendário a disputa em 13 regionais. Pelo formato divulgado pela ProRodeo, os resultados de cada circuito regional valem como performance para temporada corrente, mas os valores em prêmios contam para o ranking da próxima temporada. Isso acontece porque, para efeito de ranking, a PRCA conta os rodeios começando em outubro de um ano e terminando em setembro do ano seguinte.
A grande final do Texas Circuit, em Waco, é famosa por colocar pressão até mesmo em alguns dos cowboys mais experientes da ProRodeo. Só de classificar e se manter competitivo, na reta final do ano, quando alguns já se preparam para a final mundial, outros já descansam seus cavalos, é muito especial. É o maior regional da PRCA em número de etapas e atletas também.
CLIQUE AQUI e assista a uma das passadas da brasileira durante esse rodeio. E aqui você acompanha os resultados completos.
Importante ressaltar ainda que Keyla Polizello Costa viveu sua melhor temporada em rodeios da PRCA esse ano. Chegou, pela primeira vez em quase oito anos de Estados Unidos, a entrar no Top 15, a sua melhor posição no ranking mundial WPRA de todos os tempos, mas encerrou sua participação em 28° lugar, somando $ 62.145,16, sua melhor classificação e que dará a ela chance de correr melhores etapas ano que vem.

Circuitos Regionais da PRCA
Todo participante da PRCA pertence a um circuito: Badlands, Califórnia, Columbia River, First Frontier, Great Lakes, Maple Leaf, Montana, Mountain States, Prairie, Southeastern, Texas, Turquoise, Wilderness. E, cada um corresponde a uma região que congrega um ou mais estados.
Quando a temporada regular termina, no final de setembro de cada ano, os principais competidores de cada modalidade, ranqueados ao longo das etapas, se qualificam para competir nas finais dos regionais, que são realizadas entre outubro e janeiro.
Os campeões desses rodeios, bem como os melhores no ranking geral em cada modalidade e de cada circuito, ganham vaga para a final nacional. A final nacional, antes Dodge Circuit Finals Rodeo, depois RAM National Circuit Finals Rodeo, agora se chama NFR Open, desde 2022.
A primeira final nacional aconteceu em 1987, mas os regionais tiveram início em 1974, quando Larry Jordan, representante da modalidade Sela Americana, idealizou a criação de um sistema de circuito para promover a PRCA e beneficiar todos os atletas que tinham uma ocupação durante a semana e só podiam competir nos rodeios nos finais de semana
De fato, para alguns atletas, não há como se ausentar demais de suas casas, trabalhos e cidades. Muitos competem apenas os rodeios da sua regional – não seguem o campeonato mundial -, o que facilitam para que eles permaneçam montando em alto nível.
Mas, não se engane, todos os maiores nomes da PRCA também competem nos regionais.
Fonte: Prorodeo.com
Fotos: Divulgação/PRCA/Reprodução Instagram
Leia mais notícias aqui