Considerado um dos mais expressivos eventos culturais da região Sul do Estado, a Rinconada 2026 reuniu mais de 15 mil pessoas entre os dias 24 e 25 de janeiro, reafirmando o protagonismo de Jaguarão no cenário da cultura campeira gaúcha e platina. Promovido pelo CTG Rincão da Fronteira, em parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, o evento integrou as festividades alusivas à Epopeia do 27 de Janeiro de 1865, conectando passado e presente em uma celebração marcada por forte identidade histórica, participação popular e momentos de grande emoção.
“De forma histórica, a Rinconada celebrou, mais uma vez, o nosso jeito de ser. É um evento que mantém vivas a nossa cultura e as nossas memórias, integrando toda a comunidade jaguarense e acolhendo com carinho os visitantes. Foi emocionante ver todos vibrarem conosco em um evento que tanto nos orgulha e nos identifica”, comenta o patrão do CTG, Guilherme Balhego Silveira.
Um dos pontos altos da programação, o campeonato de gineteadas, realizado no Campo do Navegantes, contabilizou 148 montas apresentadas por ginetes consagrados do Brasil, Uruguai e Argentina, convidados pelas 36 tropilhas que estiveram presentes na 4ª edição do evento. A competição ocorreu em quatro modalidades: pêlo, gurupa sureña, basto oriental e basto argentino. Apresentando alta qualidade técnica em suas performances, as três tropilhas que conquistaram melhor pontuação foram Siñuelo (Bagé); Bocal de Ferro (Bagé) e Tropilhas da Lagoa (Dom Pedrito). Ao todo, as premiações distribuídas nas festividades somaram mais de R$ 100 mil.
Outro destaque da Rinconada foi o desfile narrado que recebeu mais de 1 mil cavalarianos no Centro da cidade, no sábado pela manhã, incluindo delegações do Uruguai e da Argentina. Ao longo dos dois dias, o evento também renovou seu caráter solidário, arrecadando mais de duas toneladas de alimentos à Liga de Combate ao Câncer de Jaguarão.
Música, arte e dança
Com forte apelo artístico, a 4ª edição da Rinconada entregou poesias, pajadas, participação das invernadas de jovens do CTG, shows de música tradicionalista e danças – unindo bailarinas, ginetes e cavalos.
Uma das cenas mais marcantes foi protagonizada pela bailarina Carolina Schranck, pelo ginete Ricardo Wrege e pelo cavalo crioulo Las Callanas Mil Razones, da Cabanha Os Charruas, de Jaguarão. Com coreografia assinada por Liana Marques de Campos, o conjunto deslizou pela pista aos passos do tango “Por una Cabeza” (Carlos Gardel) em um espetáculo de rara beleza.
A apresentação marcou a despedida de Mil Razones dos palcos. Com uma carreira consagrada nas pistas do Freio do Ouro, o cavalo surpreende pela sensibilidade, capacidade de entendimento dos comandos, pela precisão na execução e pela conexão criada com o ginete. “É um ser inigualável, tem um carisma e uma expressão muito forte. Vai de zero a 100 quando precisa de explosão e quando a bailarina se aproxima, ele para, entendendo que é o momento de suavizar o movimento. É muito difícil um cavalo fazer essa leitura e o Mil Razones tem essa capacidade”, conta Wrege que domou o animal ainda potranco, trazido do Chile, onde nasceu há 17 anos.


Segundo o ginete, uma lesão crônica, que impede o cavalo atuar em alta intensidade por muito tempo, motivou a despedida. “É um cavalo que já fez muito por nós, marcou a vida de todos que o cercam e deixou um legado”, acrescenta Wrege, ao informar que um filho de Mil Razones começará a ser preparado para substituí-lo nas danças em conjunto. Na noite de sábado, entendendo o clima de partida, após ser desencilhado, Mil Razones deixou a pista espontaneamente, à frente do ginete e da bailarina, sob forte comoção da plateia.
Origem Rinconada
A Rinconada integra as programações da Epopéia do 27 de Janeiro de 1865, data histórica para Jaguarão, conhecida como Cidade Heroica, em referência à batalha travada contra tropas uruguaias no século XIX. Desde 1965, a população jaguarense celebra o feito. De forma inédita, em 1989, o coronel Bayard Bretanha Jacques idealizou a Rinconada, com o objetivo de reunir gaúchos e uruguaios em um espírito de integração e ressignificação histórica. Mais de três décadas depois, em 2023, o CTG Rincão da Fronteira retomou a Rinconada, em uma reedição, que seguiu em 2024, 2025 e 2026.
Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/Maurício Vinhas
Leia mais notícias aqui.