Figure, o cavalo que deu origem à raça Morgan

Ganhou fama por suas habilidades como um animal de carga e sua velocidade como um cavalo de Corrida

Figure

Muitas pessoas já devem ter ouvido falar da raça do cavalo Morgan – uma das primeiras raças desenvolvidas nos Estados Unidos. Porém, o que nem todos sabem é que um cavalo chato, Figure, foi quem começou essa linhagem.

Figure era um garanhão pequeno, com apenas 14 palmos de altura. Mas apesar de seu pequeno tamanho, ele era forte, rápido e tinha um jeito elegante de se mover. Aos três anos de idade, ele foi dado a Justin Morgan, um professor de música e compositor, como pagamento de uma dívida.

Enquanto esteve sob os cuidados de Morgan, Figure ganhou fama por suas habilidades como um animal de carga e sua velocidade como um cavalo de Corrida. Figure ficou famoso por bater dois cavalos de Corrida de Nova York no ano de 1796. Foi aí que ele ficou conhecido como o cavalo Justin Morgan.

The Morgan Horse: Foto: Roberto
A Sanchez/iStockPhoto

De acordo com a associação americana do cavalo Morgan – American Morgan Horse Association, “a capacidade de Figure de ultrapassar, ultrapassar, ultrapassar e impulsionar outros cavalos era lendária. Seus serviços de garanhão foram oferecidos em todo o Vale do Rio Connecticut e em vários locais de Vermont. No entanto, durante sua vida, seu bem mais valioso foi a capacidade de transmitir as suas características distintivas, não só aos seus descendentes, mas através de várias gerações”.

Estatua de Figure, o primeiro Morgan horse

As características e talentos que fizeram Figure se destacar ainda podem ser facilmente detectados em seus netos. Ele continuou a gerar potros, mesmo quando era negociado em seus últimos anos, e era usado para tudo, desde a extração nas montanhas, em corrida ou para ser montado em desfiles. Em 1819, ele foi vendido ao seu dono final, Levi Bean, e foi colocado para pastar. Já em 1821 e morreu depois de ter sido ferido por um coice de outro cavalo.

O lendário pai de uma nova raça de cavalos teve sua história retratada no livro ‘Justin Morgan Had a Horse’, de autoria de Marguerite Henry, e em um filme de 1972 da Walt Disney Studios com o mesmo nome. O livro, que não tem tradução para o Português, pode ser encontrado em livrarias online por cerca de R$ 60.

Por Juliana Antonangelo

Deixe um comentário